[gitec] O Portal Virtual roda no Ubuntu 11.04?

Sábado Junho 11 11:40:12 BRT 2011

Olá Bruno,

o cpanel e o whm não tem integração direta com o portal modelo. Tratam-se de
tecnologias com objetivos distintos. O cpanel e o whm são geralmente
adotados por provedores que querem disponibilizar um painel de controle para
seus clientes e, com isso, lavar as mãos. Essas ferramentas são muito
populares para administrar servidores com Linux, Apache, PHP, MySQL e
serviço de FTP de arquivos. Essa plataforma (LAMP) nada tem a ver com o tipo
de plataforma que o Portal Modelo utiliza.

O Portal Modelo (e o SAPL) são desenvolvidos em Python e rodam sobre o
servidor de aplicações Zope. Instalar o portal modelo é algo que já foi mais
complicado, mas hoje é muito simples com uma solução de virtualização (como
o vmware ou o virtualbox) pois voce já baixa o servidor prontinho para usar.
Instalar uma máquina virtual implica em você ter um servidor dedicado (e não
os planos de revenda que costumam oferecer por ai).

Há outras opções (mais baratas que um servidor dedicado) para você
disponibilizar o portal modelo e/ou sapl na internet, em estruturas de
provedor. Podes solicitar isso diretamente ao interlegis (por ofício) ou
ainda contratar um provedor especializado nessas tecnologias.

Um abraço,

-- Fabiano Weimar
Provedor PyTown.com

Fabiano Weimar dos Santos [Xiru]