[gitec] Zope, roda perfeitamente sobre o apache ou tem que ser outro servidor web?

Quinta Janeiro 6 10:31:38 BRST 2011

Em 5 de janeiro de 2011 21:43, Leandro Roberto Silva
<leandroroberto.br em gmail.com> escreveu:
> Não é bem isso Thiago,
> Zope é um servidor, apache é outro. Ambos são completamente independentes e
> um não roda sobre o outro.

Isso era verdade até o Zope 2.12 (a versão de Zope utilizada pelo
Portal Modelo e pelo SAPL são bem mais antigas que essa, usada a
partir do Plone 4). Em versões bastante recentes do Zope é possível
rodá-lo dentro do contexto de uma aplicação WSGI e, por sua vez,
instala-lo num apache, nginx, cherokee, uwsgi, etc). Eu mesmo nunca
implementei uma infra-estrutura assim, mas é tecnicamente possível
atualmente.

> Ex.: sapl e plone rodam sobre zope, sigla(ouro preto) e e-cidade rodam sobre
> apache, sislegis (jatai) roda sobre tomcat, lexml roda sobre (jboss se não
> me engano)
> O que acontece é que apache roda na frente de qualquer outro servidor de
> aplicação, funcionando como um proxy(mais fácil de adm que squid),
> virtualhost(mais fácil de adm q bind). Além de ser mais fácil (acho eu) de
> implantar certificação digital (openssl entre outros) do que em qualquer
> outro servidor.
> espero ter contribuído.

De fato. O problema todo é que tem muita gente que não sabe como a
infra-estrutura do Plone e Zope funcionam e na hora de hospedar se
perdem. Zope/Plone não é como PHP/MySQL: você não consegue contratar
um plano de hospedagem de R$ 10,00/mês e instalar isso num apache com
mysql. O Zope é um servidor próprio, que consome uma tonelada de
memória e processamento. Para desespero de alguns (e felicidade de
outros) o banco de dados não é relacional (não tem tabelas, não tem
campos, não existe SQL).

É por causa dessa visão diferenciada que provedores "mainstream" como
a locaweb não vão dar suporte tão cedo ao Zope (eles hospedam coisas
baseadas em python puro, como Django, por exemplo).

Quanto ao apache, eu pessoalmente não uso. Todos a minha estrutura de
virtualhost é feita com um cluster de servidores Squid :)