[gitec] Melhorias nos ambientes da comunidade

Alano dos Santos Castro Filho alanofilho em gmail.com
Quarta Agosto 24 09:01:47 BRT 2011


Hélio,

Como sempre você foi brilhante nas suas colocações no que se refere as
comunidades "geridas" pelo Interlegis. Muito consciente e responsável o seu
comentário.

Concordo com o que você falou, e mesmo sem ser um participante muito ativo
da comunidade em grande parte por estar atualmente em um Tribunal de Contas
de Estado, sinto exatamente o você expôs.

Temos que de alguma maneira movimentar as comunidades para que haja uma
maior proatividade e assim construir e expandir o conhecimento coletivo.

Estou a disposição para lutar pela melhoria das comunidades Interlegis.

Grande abraço à todos.

Alano

Em 23 de agosto de 2011 22:27, Hélio Teixeira
<heliolteixeira em gmail.com>escreveu:

> Olá pessoal
>
> Antes de falar do Colab gostaria de fazer algumas considerações que
> vão de encontro a um dos problemas listados pelo Angelo, a
> desmotivação da Comunidade.
>
> Em primeiro lugar concordo com o Angelo. Não podemos tapar o sol com
> uma peneira, a desmotivação da Comunidade é um fato público e notório,
> e precisamos urgentemente combater esse problema.
>
> De cara gostaria de apontar duas questões que, em minha opinião, estão
> na raiz do problema:
>
> 1 - O papel da Comunidade no ecossistema Interlegis
>
> Acredito que o Interlegis como Instituição, ainda não percebeu o real
> potencial das  comunidades criadas em torno do projeto. O papel que as
> comunidades exercem hoje dentro do ecossistema Interlegis é muito
> tímido.
>
> Enxergar as comunidades como meras “solucionadoras” de problemas
> operacionais ou mesmo como meras estruturas de suporte aos usuários
> dos produtos Interlegis, é o mesmo que ter uma Ferrari na garagem
> apenas para levar as crianças à escola. É óbvio que podemos utilizar a
> Ferrari para levar os filhos ao colégio, os meus filhos, por exemplo,
> iriam adorar rsrs, mas, convenhamos, isso seria um grande desperdício.
>
> Acredito que o grande desafio que o Interlegis precisa enfrentar nos
> próximos anos é o de construir um novo modelo de colaboração e
> governança onde o Programa possa aproveitar todo o potencial criativo
> e colaborativo das comunidades.
>
> Só para dar um exemplo, acredito que as comunidades podem ser a
> solução para um problema histórico do Interlegis, a baixa
> escalabilidade das suas ações. A equipe de profissionais do
> Interlegis, apesar de ser extremamente dedicada e muito competente,
> não consegue atingir a escala desejada. O Brasil é muito grande e
> precisamos de mais gente para disseminar os nossos produtos e serviços
> em todas as regiões do país.
>
> Precisamos dar um salto de qualidade e de quantidade em nossas ações.
> Precisamos enxergar a real dimensão do nosso problema, ou seja, os
> mais de cinco mil municípios brasileiros e não apenas uma ou duas
> centenas deles, como acontece atualmente.
>
>
> 2 – A gestão dos ambientes visuais deliberativos comunitários
>
> Atualmente os ambientes que dão suporte aos relacionamentos no âmbito
> do ecossistema Interlegis (listas de discussão, Colab, Portal
> Interlegis, etc...) são geridos como entes separados, de forma
> desconexa e totalmente desarticulada. Todos os ambientes funcionam
> como verdadeiros silos, isolados uns dos outros.
>
> Eu até já escrevi sobre isso alguns anos atrás e já sugeri uma
> reconfiguração da presença digital do Interlegis. Confiram em
>
> http://comunicacaochapabranca.com.br/wp-content/uploads/2010/02/presenca-digital-interlegis-2000x1740def.jpg
> e também em
> http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gicom/attachments/20100303/a2f3730c/attachment.pdf
>
> As listas, por exemplo, possuem apenas um processo de moderação. Isso
> é muito pouco.  O processo de moderação, por natureza e definição, é
> processo puramente “reativo”.
>
> Acredito que já passou da hora de termos uma gestão profissional das
> nossas plataformas de relacionamentos. Precisamos implantar uma
> dinâmica nova na gestão dos nossos ambientes relacionais.
>
> Precisamos de pessoas dentro da estrutura do Interlegis que pensem
> exclusivamente na gestão dos ambientes relacionais. Pessoas com
> dedicação exclusiva a essa missão.
>
> ********************
>
> Feita essa breve introdução, vamos falar do Colab. Afinal, o colega
> consultor foi contratado para cuidar da “ferramenta” Colab, e muitas
> das medidas acima propostas fogem totalmente do alcance da sua missão.
>
> Portanto, aqui vai a minha contribuição inicial ao debate sobre a
> “ferramenta” Colab.
>
>
> COLAB
>
> Não tenho grandes discordâncias com relação as intervenções feitas
> pelos colegas até aqui. Assim, para evitar redundâncias com as muitas
> sugestões apresentadas até agora, segue algumas considerações sobre
> temas ainda não discutidos até aqui.
>
> O Colab é um típico ambiente de criação descentralizada de valor. E
> como todo ambiente desse tipo é preciso que as informações geradas em
> seu âmbito sejam tratadas de forma que atendam as demandas específicas
> desse tipo de ambiente.
>
> Tendência à dispersão
>
> Uma das característica mais marcantes desse tipo de ambiente é a
> tendência natural de dispersão da informação. Como os tíckets são
> gerados aleatoriamente e de maneira descentralizada há uma tendência
> natural à dispersão do conteúdo.  Um dos sintomas mais visíveis dessa
> tendência é a constante reclamação que ouvimos dos usuários dando
> conta que as informações ficam “escondidas”  e  difíceis de
> recuperar...
> Algumas medidas relativamente simples podem ser adotadas para
> minimizar os efeitos da inevitável dispersão:
>
> 1 – Adoção de uma interface stream para a home. Onde tenhamos visível
> pelo menos  três grande fluxos de conteúdo: Itens pendentes, itens
> resolvidos e “melhores soluções” separadas por produtos e/ou temas (a
> expressão é provisória, podemos pensar em outra melhor... rsrs).
> Claro que podemos ter outros fluxos de conteúdo que dêem visibilidade
> a outros tipos de conteúdos que a Comunidade julgue relevante.
>
> 2 – Criação de um sistema de alerta automático apontado para o maior
> entre todos os pontos focais do ecossistema, ou seja, as listas de
> discussão. O alerta - que pode ter uma periodicidade semanal,
> quinzenal ou mensal - deve ser enviado às listas relatando as últimas
> atividades no Colab, tickets pendentes (detalhando também há quanto
> tempo cada ticket está pendente), e qualquer outro tema relevante...
>
> 3 – Possibilidade de acompanhamento por alertas automáticos (via
> email) da evolução de algum ticket específico ou categoria de conteúdo
> (ex.: alguém pode querer ficar a par de todos os tickets abertos que
> digam respeito ao Portal Modelo). Os usuários podem “assinar” um
> ticket específico ou categoria de conteúdo e cadastrar um email para o
> recebimento dos alertas.
>
> Validação do conteúdo (Inteligência Coletiva  X Inteligência Seletiva)
>
> Neste ponto, gostaria de corroborar com a opinião do Petrônio em uma
> discussão que aconteceu aqui na lista sobre o Colab alguns meses
> atrás.
>
> Além disso advogo a implantação de um sistema da avaliação de conteúdo
> (rating system) por parte dos usuários. Com uma pequena e MUITO
> IMPORTANTE RESSALVA. É preciso ter muito cuidado para escolher o tipo
> certo de  sistema de avaliação.
>
> O Colab como a maioria dos ambientes que formam o ecossistema
> Interlegis tem em seus relacionamentos  uma predominância dos chamados
> “strong ties” . Portanto, é necessário tomar algumas precauções
> (configurações, critérios e cálculos dos resultados, etc...) para que
> o sistema de rating, eventualmente implantado, possa trazer à tona uma
> manifestação objetiva da chamada inteligência coletiva, e não tenhamos
> o surgimento de uma “inteligência seletiva” algo cada vez mais comum
> nos ambientes visuais deliberativos onde predominam as relações do
> tipo “strong ties”.
>
> Bem pessoal, por hora é isso que tenho para falar.
>
> Na próxima intervenção vou falar da interface e dos cuidados visuais
> necessários para a construção e a entrega da melhor experiência
> possível aos usuários no quesito apresentação e recuperação das
> informações.
>
> Grande abraço
>
> --
> Hélio Teixeira
> IHT/Brasil
> http://InstitutoHT.com.br
> http://ComunicacaoChapaBranca.com.br
> http://twitter.com/helioteixeira
>
>
> Em 15 de agosto de 2011 15:51, Sergio Campos <seocam em seocam.com> escreveu:
> > Olá a todos,
> >
> > Meu nome é Sérgio Campos e nos próximos meses atuarei como consultor do
> > Interlegis.
> > A minha principal tarefa aqui será a de melhorar o Colab nos quesitos
> > classificação e recuperação de dados.
> >
> > Dei uma boa lida e relida na discussão "Melhorias nos ambientes da
> > comunidade" com a intenção de entender um pouco
> > melhor quais são as necessidades dos membros das comunidades Interlegis.
> As
> > informações fornecidas aqui por alguns
> > de vocês já me deram uma boa ideia do que precisa ser feito mas acredito
> que
> > de janeiro até aqui novas necessidades
> > e idéais podem tem surgido. Por isso estou revivendo essa thread.
> >
> > Alguém tem algo mais a adicionar?
> >
> > --
> > Sergio Campos
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> > --
> > Site da Comunidade GITEC:
> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki
> >
> > Regras de participação:
> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/ComoParticiparComunidade
> >
> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
> >
> > Para administrar sua conta visite:
> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec
> >
> --
> Site da Comunidade GITEC:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki
>
> Regras de participação:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/ComoParticiparComunidade
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
> Para administrar sua conta visite:
> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec
>



-- 
Alano Filho
http://ticomconsciencia.blogspot.com/
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