[gitec] Melhorias nos ambientes da comunidade

Terça Agosto 23 22:27:51 BRT 2011

Olá pessoal

Antes de falar do Colab gostaria de fazer algumas considerações que
vão de encontro a um dos problemas listados pelo Angelo, a
desmotivação da Comunidade.

Em primeiro lugar concordo com o Angelo. Não podemos tapar o sol com
uma peneira, a desmotivação da Comunidade é um fato público e notório,
e precisamos urgentemente combater esse problema.

De cara gostaria de apontar duas questões que, em minha opinião, estão
na raiz do problema:

1 - O papel da Comunidade no ecossistema Interlegis

Acredito que o Interlegis como Instituição, ainda não percebeu o real
potencial das  comunidades criadas em torno do projeto. O papel que as
comunidades exercem hoje dentro do ecossistema Interlegis é muito
tímido.

Enxergar as comunidades como meras “solucionadoras” de problemas
operacionais ou mesmo como meras estruturas de suporte aos usuários
dos produtos Interlegis, é o mesmo que ter uma Ferrari na garagem
apenas para levar as crianças à escola. É óbvio que podemos utilizar a
Ferrari para levar os filhos ao colégio, os meus filhos, por exemplo,
iriam adorar rsrs, mas, convenhamos, isso seria um grande desperdício.

Acredito que o grande desafio que o Interlegis precisa enfrentar nos
próximos anos é o de construir um novo modelo de colaboração e
governança onde o Programa possa aproveitar todo o potencial criativo
e colaborativo das comunidades.

Só para dar um exemplo, acredito que as comunidades podem ser a
solução para um problema histórico do Interlegis, a baixa
escalabilidade das suas ações. A equipe de profissionais do
Interlegis, apesar de ser extremamente dedicada e muito competente,
não consegue atingir a escala desejada. O Brasil é muito grande e
precisamos de mais gente para disseminar os nossos produtos e serviços
em todas as regiões do país.

Precisamos dar um salto de qualidade e de quantidade em nossas ações.
Precisamos enxergar a real dimensão do nosso problema, ou seja, os
mais de cinco mil municípios brasileiros e não apenas uma ou duas
centenas deles, como acontece atualmente.

2 – A gestão dos ambientes visuais deliberativos comunitários

Atualmente os ambientes que dão suporte aos relacionamentos no âmbito
do ecossistema Interlegis (listas de discussão, Colab, Portal
Interlegis, etc...) são geridos como entes separados, de forma
desconexa e totalmente desarticulada. Todos os ambientes funcionam
como verdadeiros silos, isolados uns dos outros.

Eu até já escrevi sobre isso alguns anos atrás e já sugeri uma
reconfiguração da presença digital do Interlegis. Confiram em
http://comunicacaochapabranca.com.br/wp-content/uploads/2010/02/presenca-digital-interlegis-2000x1740def.jpg
e também em http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gicom/attachments/20100303/a2f3730c/attachment.pdf

As listas, por exemplo, possuem apenas um processo de moderação. Isso
é muito pouco.  O processo de moderação, por natureza e definição, é
processo puramente “reativo”.

Acredito que já passou da hora de termos uma gestão profissional das
nossas plataformas de relacionamentos. Precisamos implantar uma
dinâmica nova na gestão dos nossos ambientes relacionais.

Precisamos de pessoas dentro da estrutura do Interlegis que pensem
exclusivamente na gestão dos ambientes relacionais. Pessoas com
dedicação exclusiva a essa missão.

********************

Feita essa breve introdução, vamos falar do Colab. Afinal, o colega
consultor foi contratado para cuidar da “ferramenta” Colab, e muitas
das medidas acima propostas fogem totalmente do alcance da sua missão.

Portanto, aqui vai a minha contribuição inicial ao debate sobre a
“ferramenta” Colab.

COLAB

Não tenho grandes discordâncias com relação as intervenções feitas
pelos colegas até aqui. Assim, para evitar redundâncias com as muitas
sugestões apresentadas até agora, segue algumas considerações sobre
temas ainda não discutidos até aqui.

O Colab é um típico ambiente de criação descentralizada de valor. E
como todo ambiente desse tipo é preciso que as informações geradas em
seu âmbito sejam tratadas de forma que atendam as demandas específicas
desse tipo de ambiente.

Tendência à dispersão

Uma das característica mais marcantes desse tipo de ambiente é a
tendência natural de dispersão da informação. Como os tíckets são
gerados aleatoriamente e de maneira descentralizada há uma tendência
natural à dispersão do conteúdo.  Um dos sintomas mais visíveis dessa
tendência é a constante reclamação que ouvimos dos usuários dando
conta que as informações ficam “escondidas”  e  difíceis de
recuperar...
Algumas medidas relativamente simples podem ser adotadas para
minimizar os efeitos da inevitável dispersão:

1 – Adoção de uma interface stream para a home. Onde tenhamos visível
pelo menos  três grande fluxos de conteúdo: Itens pendentes, itens
resolvidos e “melhores soluções” separadas por produtos e/ou temas (a
expressão é provisória, podemos pensar em outra melhor... rsrs).
Claro que podemos ter outros fluxos de conteúdo que dêem visibilidade
a outros tipos de conteúdos que a Comunidade julgue relevante.

2 – Criação de um sistema de alerta automático apontado para o maior
entre todos os pontos focais do ecossistema, ou seja, as listas de
discussão. O alerta - que pode ter uma periodicidade semanal,
quinzenal ou mensal - deve ser enviado às listas relatando as últimas
atividades no Colab, tickets pendentes (detalhando também há quanto
tempo cada ticket está pendente), e qualquer outro tema relevante...

3 – Possibilidade de acompanhamento por alertas automáticos (via
email) da evolução de algum ticket específico ou categoria de conteúdo
(ex.: alguém pode querer ficar a par de todos os tickets abertos que
digam respeito ao Portal Modelo). Os usuários podem “assinar” um
ticket específico ou categoria de conteúdo e cadastrar um email para o
recebimento dos alertas.

Validação do conteúdo (Inteligência Coletiva  X Inteligência Seletiva)

Neste ponto, gostaria de corroborar com a opinião do Petrônio em uma
discussão que aconteceu aqui na lista sobre o Colab alguns meses
atrás.

Além disso advogo a implantação de um sistema da avaliação de conteúdo
(rating system) por parte dos usuários. Com uma pequena e MUITO
IMPORTANTE RESSALVA. É preciso ter muito cuidado para escolher o tipo
certo de  sistema de avaliação.

O Colab como a maioria dos ambientes que formam o ecossistema
Interlegis tem em seus relacionamentos  uma predominância dos chamados
“strong ties” . Portanto, é necessário tomar algumas precauções
(configurações, critérios e cálculos dos resultados, etc...) para que
o sistema de rating, eventualmente implantado, possa trazer à tona uma
manifestação objetiva da chamada inteligência coletiva, e não tenhamos
o surgimento de uma “inteligência seletiva” algo cada vez mais comum
nos ambientes visuais deliberativos onde predominam as relações do
tipo “strong ties”.

Bem pessoal, por hora é isso que tenho para falar.

Na próxima intervenção vou falar da interface e dos cuidados visuais
necessários para a construção e a entrega da melhor experiência
possível aos usuários no quesito apresentação e recuperação das
informações.

Grande abraço

--
Hélio Teixeira