[gitec] RES: ENC: Edição dos fontes do SAPL

Terça Agosto 23 15:42:44 BRT 2011

Em 23-08-2011 07:23, jeanbarcellos em camaraitaqui.rs.gov.br escreveu:
> Olá, boa tarde!
>
> Entendi perfeitamente, meu xará Jean, quando o amigo Ângelo me informou que
> devo reiniciar o servidor Zope, não o físico.
>
> Eu digo na questao do estanhar pelo seguinte motivo:
>
> Sei que a linguagem de programação é diferente no SAPL, mas a fins de
> exmeplo:
>   - Logo após que faço uma alteração num fonte .php via ssh e salvo,
> automaticamete é atualizado no site/sistema. Eu não preciso reiniciar o
> Apache.
> Eu só queria entender porque no SAPL eu preciso restartar o serviço ZOPE.

O PHP fica rodando sob o servidor web Apache, que recarrega os arquivos
em memória a cada novo acesso. O Zope roda sobre o servidor web ZServer
que é carregado em memória quando ele é iniciado.

Esse negócio de recarregar os arquivos a cada acesso é útil para
aplicações em desenvolvimento, o que é conseguido no Zope com
'debug_mode on'. Para servidores em produção isso não deveria fazer
diferença porque, a princípio, você não deveria estar mexendo em código
fonte de filesystem com a aplicação rodando em produção, certo? ;-)

Mas se você quiser, não precisa reiniciar o Zope, basta ir em
'/Control_Panel/Products/ILSAPL', clicar na aba 'Refresh' e no botão
'Refresh this product'. Aí o Zope irá reler o código do filesystem.

Abraço,

--
Jean Ferri
Analista de Sistemas