[gitec] Área de Trabalho

Fabiano de Almeida fa.grupos em yahoo.com.br
Sexta Agosto 12 10:12:44 BRT 2011

André e caros colegas do Gitec,

Peço desculpas e paciência de antemão pelo tamanho da mensagem, pois sei
que o tempo de todos aqui costuma ser apertado.

Costumamos nos glorificar pela superioridade do linux frente ao famoso
janela$, mas como dizem os experts, não existe sistema infalível e
impenetrável, apenas os que são mais fáceis que outros. Não me recordo
se foi nesta lista ou em alguma das outras que acompanho, um colega
falou sobre antivirus no linux, não pelo sistema em si, mas os programas
utilizados tem permissão para escrever na suas pastas próprias e em
/temp, isso inclui os browsers que, por mais seguro que seja o utilizado
(firefox, chrome, opera, etc, etc), sempre haverá alguma brecha nova a
ser explorada dada a dinamicidade do desenvolvimento tecnológico.

Outra questão a se considerar, é quem tanto tem senha para acesso ao
modo root, quanto mais gente tem, maiores as chances de mais cedo ou
mais tarde ter alguma dor de cabaça mais séria. Também há a questão de
hardware, aqui na CM tenho 2 pcs que estavam com sintomas de perda de
configuração e no fim um era o HD com problemas e o outro tive de
aposentar o coitadinho.

Agora falando de minha experiência pessoal, eu estou aprendendo a
trabalhar com o linux, e portanto ainda faço várias cagad*** (desculpem
a expressão mas não deu pra evitar), e nisto ja tive de formatar um pc
2x por ter feito alterações que não consegui revertê-las, mesmo usando
opções de chown, restaurando os arquivos default dos serviços que
alterei e seguindo mais um monte de tutoriais.

Esses contratempos não me fizeram descrer do potencial e versatilidade
do linux ou querer voltar ao janela$, mas me faz manter os pés no chão e
lembrar o que ja citei no começo desta 'carta': /não existe sistema
infalível e impenetrável, apenas os que são mais fáceis que outros/.

Peço desculpas por não agregar nada novo para ajudar a solucionar seu
problema atual, mas acreditei ser uma thread interessante para poder
compartilhar uma questão importante para nós que lidamos com a segurança
da informação de nossas respectivas casas legislativas. Continuarei
pesquisando sobre o assunto, e encontrando novas alternativas
compartilharei.

Sds,

Fabiano de Almeida
C.M. Telêmaco Borba