[gitec] Insatisfeito com o Ubuntu 10.04

Quarta Setembro 29 10:33:22 BRT 2010

Outra alternativa para advinhar se a máquina é 64 bits é usar

$ uname -a
$ free -m

Se você tem 4 GB de memória e não estiver usando um kernel PAE (BIGMEM), o
sistema irá reconhecer apenas 3.5 GB de memória ao invés de 4 GB. Se você
não estiver usando um kernel PAE e tiver 4 GB de memória no sistema, teu
sistema é 64 bits.

Outra forma ainda é usar um

cat /proc/cpuinfo

e avaliar o modelo e extensões disponíveis no processador. Há processadores
que não são 64 bits nativo mas implementam extensões que permitem instalar
versões 64 bits de sistema operacional.

De qualquer forma, instalar um sistema 32 bits numa máquina que suportaria
64 bits não deveria causar nenhum problema.

-- Fabiano Weimar

Fabiano Weimar dos Santos [Xiru]
http://blog.xiru.org