[gitec] Dúvida: porta para instalação do SAPL 2.3

Sexta Setembro 17 11:38:16 BRT 2010

Adriano,

Se você está acessando o SAPL pela porta 8080 ou 8380, isso quer dizer que
não está usando o Apache. Dessa forma, a configuração o mod_deflate não tem
efeito algum sobre a velocidade do seu sistema.

Primeiramente, você deve configurar um VirtualHost para o SAPL, conforme
descrito em diversos documentos no Colab.

Depois disso, habilite o mod_deflate, com o comando $ sudo a2enmod deflate,
e reinicie o Apache.

Edite o arquivo de VirtualHost do sapl, adicionando as seguintes linhas:

AddOutputFilterByType DEFLATE text/html text/plain text/xml application/xml
application/xhtml+xml text/javascript text/css application/x-javascript
DeflateCompressionLevel 9

Essas linhas configuram o mod_deflate para compactação máxima, mas apenas de
conteúdos estáticos, como arquivos js, css, etc. Lembrando que esse conteúdo
é descompactado automaticamente pelo browser do visitante.

Reinicie novamente o Apache.

A partir desse momento, passe a acessar o sapl somente pelo domínio do
VirtualHost, por exemplo: sapl.cmcareacu.mg.gov.br

Sobre as diferenças de perfomance (velocidade) entre as versões 2.2 e 2.3 do
SAPL:

Sua observação realmente procede, porém não nada a ver com a porta
utilizada.

 Ocorre que, quando adicionei alguns arquivos js na versão 2.2 do sistema,
para implementação de alguns efeitos estilo web 2.0, o fiz apenas nas
páginas onde eles eram necessários, por exemplo nos formulários que utilizam
algum campo de data, para o datepicker (aquele calendário que aparece quando
se clica dentro do campo), ou seja, na pesquisa de normas jurídicas,
matérias legislativas e alguns outros formulários.

Na versão 2.3, esses arquivos .js e .css adicionais foram configurados para
serem carregados globalmente, ou seja, em todas as páginas do sistema, mesmo
que elas não utilizem efeito algum.

Isso importa num acréscimo para carregamento de cada página do SAPL versão
2.3, na seguinte ordem:

jscompressed.js - 26kb

effects.js - 8.8kb

 scriptaculous.js - 1.3kb

datepicker.css - 511b

Total: 36.6kb

Para amenizar esse cenário, estudamos diversas alternativas, e elegemos
mod_deflate, tendo plena consciência do aumento na carga de processamento do
servidor, pois este precisa compactar conteúdos no acesso de cada página. No
nosso caso não chega a ser um problema, pois temos equipamentos com boa
capacidade de processamento

Com a ativaçao do mod_deflate, conseguimos uma compactação de até 90% do
tamanho total em cada página. Isso representa significativa economia de
banda e aumento considerável na velocidade de carregamento das páginas,
possibilitando uma experiência de navegação mais agradável aos usuários.

Por isso, passamos a utilizá-lo também no VirtualHost do Portal Modelo.

Faça um teste você mesmo com a ferramenta abaixo:

http://www.gidnetwork.com/tools/gzip-test.php

Verifique seus dois SAPL's, e veja diferença no tamanho das páginas:

Sapl 2.2:
http://189.17.23.187:8080/sapl_site/sapl_skin/generico/materia_pesquisar_form?incluir=0

Sapl 2.3:
http://189.17.23.187:8380/sapl/generico/materia_pesquisar_form?incluir=0

Depois, coloque os endereços de alguns Portais Modelo e SAPL's. com a
compactação ativada, inclusive:

sapl.camaracatanduva.sp.gov.br/generico/materia_pesquisar_form?incluir=0

www.camaracatanduva.sp.gov.br

[]'s

Luciano De Fázio