[gitec] Sessão Plenária,

LF lf.toledow em gmail.com
Sexta Setembro 3 22:11:42 BRT 2010

*Não **enForKem esta idéia*!

Data vênia, Morale e demais colegas do Gitec, conceituar as implementações
de Hortolândia como "Fork, seria desqualificar as pequenas funcionalidades
que conseguimos implementar no SAPL, tratadas aqui como particularidades de
nossa Câmara.

Mais adequado seria considerar que a Câmara de Hortolândia estaria um passo
a frente na prática do SAPL, juntamente com algumas outras, fato este
inegável, diante da realidade de pequena produtividade no uso do SAPL.

Nesse sentido a customização da Câmara de Hortolândia objetivou adequar as
ferramentas disponiveis à lógica de nossos trabalhos legislativos, o que
também atende as outras Câmaras. Tanto é verdade, que pequenas mudanças na
formatação da Sessão Plenária, vem chamando a atenção de outros
Legislativos.

Acredito, assim, que não exista bifurcação no Processo Legislativo,
porquanto segue uma similitude de procedimentos na maioria das Câmaras
Municipais

Entretanto, queremos *pedimos desculpas à comunidade*, pois as modificações
implementadas no módulo Sessão Plenária, em nosso SAPL, * são superficiais,
*pois aquilo que hoje conceituamos pelo nome de "*Ata Eletrônica"*,*
ainda**não está disponível no nosso sistema
*.

O fato estarmos executando o SAPL 2.3, nos possibilitou enfrentar
anteriormente as mesmas dificuldades que os colegas estão hoje encontrando.
Superamos muitos problemas do dia-a-dia, fato este que nos incentivou, não
só a continuar, como também, a aprofundar na utilização do SAPL.

Ainda no mês de Julho, implementamos a funcionalidade de realização de duas
Ordens do Dia na mesma data, uma para *Sessão Ordinária e outra para Sessão
Extraordinária*, já que não estava prevista naquela oportunidade no modulo
disponibilizado.

Por outro lado, a questão da *votação nonimal,* bem como, a não inclusão do
voto do* Presidente *em votação, quando não é o caso de maioria qualificada,
de empate ou votação secreta, foi implementada para *evidenciar a validade
do resultado da votação*.

Inovamos a* Sessão Plenária, *com a implementação dos módulos de
votação de*Requerimentos e Moções,
*com vinculação *na fase do Expediente da Sessão,* como ocorre na maiora das
Câmaras.

Todas estas alterações já foram disponibilizadas para o Interlegis no início
do mês passado e algumas delas já adotadas nas novas versões
disponibilizadas.

Em sintese, colegas, as implementações no SAPL em Hortolândia estão em
perfeita funcionalidade.

Por fim, queremos dizer que estamos anciosos para concluir os testes finais
da "*Ata Eletrônica*", do sistema de *busca textual em OCR* e da *vinculação
do orador* com as respectivas* matérias em discussão. *

Assim, não concordamos que estas implementações sejam particularidades da
Câmara de Hortolândia, que seriam "fork"!

Independentemente desta conceituação, estamos felizes por colaborar com
estas sujestões para o desenvolvimento desta fantastica ferramenta chamada
SAPL. Temos algumas práticas interessantes para os operadores do processo
legislativo, o que poderia incentivar novas Câmaras na adoção do SAPL, como
ferramenta do Processo Legislativo.  Na Câmara de Hortolândia a TI é
vinculada à Secretaria Legislativa o que possibilita um grande entrosamento
no âmbito da Legimatica. Registrando aqui agradecimentos ao Fagner, ao
Alexandre e ao Luís Junior, por manterem o nosso SAPL em produtividade.

Espero que os demais Gitec possam usufruir também dessas funcionalidades ou
peculiaridades de Hortolândia. Por falar, Hortolândia está na Veja!

Ao Morale e ao Ângelo meu abraço fraternal.

LF - Câmara de Hortolândia

Em 1 de setembro de 2010 09:13, Harley Pedrosa Melo <harleypedrosa em gmail.com