[gitec] SAPL com VirtualBox

Rafael Gregório rafagregs em terra.com.br
Sexta Julho 30 08:41:03 BRT 2010

 Bom dia senhores...
 NĆ£o vou esconder que esse assunto de virtualizaĆ§Ć£o me atrai
muito.
 Gostaria de saber qual a opiniĆ£o da galera da lista quanto a
virtualizaĆ§Ć£o com VirtualBox.
 Gostaria tb de saber qual a opiniĆ£o sobre a virtualizaĆ§Ć£o de
servidores com essa ferramenta.
 Adianto que fiz um teste de virtualizaĆ§Ć£o de um proxy com essa
ferramenta e o proxy estĆ” sendo utilizado atualmente sem problemas.
 Gostaria de saber se alguem ja utiliza o VBox para essa finalidade,
quais serviƧos foram levantados com essa tecnica, hardware
utilizado.
 Para mim essa soluĆ§Ć£o seria muito Ćŗtil para outros serviƧos como
banco de dados e arquivos, pois a simplicidade de bkp e restauraĆ§Ć£o
de servidores seria imensa.
 Aguardo
 Abs
 JoĆ£o Rafael GregĆ³rio
 Analista de Sistemas
 Consultoria em Redes Locais e Servidores Linux
 On Qui 29/07/10 09:43 , Claudio Morale
claudiomorale em interlegis.gov.br sent:
 OlĆ” Harley, legal a sua soluĆ§Ć£o! ParabĆ©ns. Segue as
orientaƧƵes abaixo.
 att.
 Em 29-07-2010 09:12, Harley Pedrosa Melo escreveu:
 > Bom dia Srs.
 >
 > Assumi o departamento de sistemas da Camara Municipal de Aracaju
 > recentemente e iniciei o projeto de informatizaĆ§Ć£o do
Legislativo da casa
> [...]
maquna virtual,
 > ainda no servidor, no ambiente windows e nos tinclients apontando
para o
 > endereƧo diponibilizado pelo virtualbox apĆ³s a mudanƧa do
parametro de rede
 > para "host-only".
 >
 > Exemplos:
 > 1- do virtualbox (http://127.0.0.1 [1]:8080/sapl
 > 2- do ambiente windows e das estaƧƵes timclients (
 > http://192.168.56.101 [2]:8080/sapl)
 > Minhas dĆŗvidas sĆ£o:
 >
 > * Como faƧo para acessar o SAPL a partir das estaƧƵes windows
nesta rede?
 - A sua VM Ć© mais uma mĆ”quina na rede... basta a estaĆ§Ć£o indicar
 endereƧo http://:8080/sapl
 - Para acessar de fora vc terĆ” q ter um ip externo associando-o ao
ip
 interno da VM utilizando apache, por exemplo.
 > * Como faƧo para apontar o serviƧo do SAPL neste servidor lƔ em
meu portal
 > que estĆ” hospedado em um determinado provedor e foi
"desenvolvido" em
 > joomla?
 - Definindo uma chamada... algo assim:

href="http://ip-externo-vm:8080/sapl_site/sapl_skin/sapl_skin_index_html"