[gitec] SAPL com VirtualBox

Harley Pedrosa Melo harleypedrosa em gmail.com
Quinta Julho 29 09:12:20 BRT 2010

Bom dia Srs.

Assumi o departamento de sistemas da Camara Municipal de Aracaju
recentemente e iniciei o projeto de informatização do Legislativo da casa
com a implantação do SAPL.  Após essa etapa pretendo implantar o SAAP e
mudar o portal atual para um novo utilizando-me do portal modelo.
Instalei e estou em processo de implantação aqui na casa, o SAPL no Ubuntu
em um servidor windows server.  Para isso criei uma maquina virtual
utilizando o Oracle VM VirtualBox.  Utilizo um parque de maquinas nesta
estrutura de 1 servidor (Windows Server), Estações windows e clientes Tim
clients ligadas ao "servidor" citado anteriormente.
Está tudo instalado e funcionando no servidor acessando pela maquna virtual,
ainda no servidor, no ambiente windows e nos tinclients apontando para o
endereço diponibilizado pelo virtualbox após a mudança do parametro de rede
para "host-only".

Exemplos:
1- do virtualbox (http://127.0.0.1:8080/sapl
2- do ambiente windows e das estações timclients (
http://192.168.56.101:8080/sapl)
Minhas dúvidas são:

* Como faço para acessar o SAPL a partir das estações windows nesta rede?
* Como faço para apontar o serviço do SAPL neste servidor lá em meu portal
que está hospedado em um determinado provedor e foi "desenvolvido" em
joomla?
Obs.: Ainda não utilizo o portal modelo. Esta etapa será a próxima a ser
trabalhada.

Agradeço antecipadamente a atenção e ajuda,
--
Harley Pedrosa
Analista desenvolvedor