[gitec] licitação de sistema de gestão

Caleb Pedroso calbesms em gmail.com
Terça Dezembro 28 18:58:16 BRST 2010

Corrijam-me por favor, posso estar equivocado e não desejo de forma
nenhuma denegrir a empresa desenvolvedora da solução e-cidade pois tenho
certeza de que está tudo sendo feito dentro da legalidade, mas tive a
oportunidade de baixar e instalar a versão disponibilizada no Portal do
Software Público e devo dizer que me decepcionou muito.

O banco de dados PostgreSQL listado como requisito é antigo, a interface
é feia... um negócio dinossáurico a milhares de quilômetros de uma RIA e
não atende alguns padrões web. Gostei dos Manuais de Instalação, todos
os comandos sugeridos funcionaram a única coisa foi o PostgreSQL que
tive que compilar a partir do código fonte, os binários da versão
recomendada não estavam mais disponíveis para download. Outra coisa é o
pacote openoffice headless que também é antigo e não instala direito
desisti de testar alguns relatórios. Foi chato de ver a minha
expectativa por uma ferramenta de gabarito e qualidade ir por água abaixo.

Satisfaçam-me uma curiosidade: a implantação que eles fazem é exatamente
aquela que está disponível para download? Se a ferramenta instalada após
a assinatura do contrato porventura for de um padrão melhor do que
aquela que está disponível no Portal do Software Público  porque não é
doada a versão mais atualizada então? Alguma explicação técnica para a
questão? Hã? Alguém?

Eu não acredito que uma empresa de repercussão nacional seria capaz de
doar uma ferramenta defasada e depois oferecer os serviços para
"customizar", "assessorar" e "treinar"... A última vez que li uma
proposta deles, o pacote de assessoria, suporte e implantação totalizava
mais de R$ 4.000,00 por mês!! Aqui na minha cidade não podemos pagar o
luxo de um contrato caro como este e nem teremos bom uso instalando a
isca gratuita. Lamentável.

Maneiro mesmo é o que a Câmara de Vereadores de Ouro Preto está fazendo.
Veja o vídeo em

http://www.cmop.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1392:camara-de-ouro-preto-inova-sistema-de-gestao-legislativa&catid=61:reunioes

Falei com a área de TI de Ouro Preto e fui informado que após finalizar
a documentação do sistema, estarão estudando qual o embasamento jurídico
necessário para doar a outras Câmaras que necessitem de uma solução
deste tipo. Parabéns ao grande Rafael e sua competente equipe! Isto sim
é open-source de verdade. Baseado em softwares com versões atualizadas e
de fácil instalação.

Poderíamos todos nos candidatar a ajudá-los no que fosse considerado
necessário para melhorar ainda mais uma ferramenta que parece muito boa,
em benefício de todos.

Liguei para o pessoal do e-cidade há alguns dias atrás perguntando como
conseguir baixar uma versão mais moderna e atual, falei com um tal de
Sr. Castilhos, que me prometeu retorno para o final da tarde do mesmo
dia. Estou esperando até hoje... Se eu falasse em licitação aposto que o
contrato estaria na minha mão no dia seguinte, para assinar.

Francamente, o e-cidade está fora da minha lista.
Mesmo que eu trabalhasse em uma Câmara rica, estaria...