[gitec] Transmissão flash streaming com SL

Quinta Dezembro 9 14:38:47 BRST 2010

Em 9 de dezembro de 2010 14:17, Luciano De Fazio
<lucianodefazio em gmail.com> escreveu:
> Fabiano,
> Você não tem um quartinho pra alugar em São Leopoldo ??? ;)
> Brincadeiras à parte, você está coberto de razão quando alerta sobre a
> questão do upload. Só para exemplificar, um Speedy de 8mb (Telefônica)
> possui somente 600kbps de upload.
> Mas no caso de um link GVT de 100mb, eles anunciam um upload de 10Mb. Nesse
> caso, já dá pra fazer várias coisas com um endereço IP fixo.

De fato, mas tem que lembrar apenas 1 detalhe: salvo engano, o
contrato garante apenas 20% dessa banda. O serviço da GVT é de ótima
qualidade e eles realmente entregam o que vendem, mas isso é bem
diferente de ter a garantia contratual de faze-lo. Como 2 ou mesmo 10
Mbps pra mim são "mixaria", não tem como adotar isso como alternativa
"low cost" para praticamente nenhum dos serviços que presto. No
entanto, não ficaria surpreso se aparecer "provedor" por ai hospedando
sites com link ADSL da GVT.

Eu já cogitei colocar 100 Mbps em casa e distribuir rede sem fio de
150 Mbps pelo prédio onde moro, rateando o curso mensal no condomínio.
Pra mim ia ficar um pouco mais barato do que os 10 Mbps que tenho
hoje, mas com a vantagem de ter 100 Mbps grande parte do tempo
disponível praticamente só pra mim.

Outra pegadinha em relação a upload ADSL é que, pelo menos na GVT, o
upload padrão é 1 Mbps, não importando se o download é de 10 ou 15
Mbps. O upload só sobe para 3 Mbps quando contrata-se 25 Mbps.

Fica a dica: abram o olho para as taxas de uploads dos links quando
forem contratar serviços. Pouca gente tem "bala na agulha" para
oferecer upload de 100 Mbps (como eu ;) Se você quer oferecer
streaming de vídeo usando estrutura próprio, tem que lembra de
multiplicar o tamanho do stream de vídeo e áudio pelo número de
usuários simultâneos que você pretende suportar.

> Por falar em Icecast, existe uma versão que suporta o formato flv (
> http://www.xiphicecast.webspace.virginmedia.com ). Eu ja testei o streming
> com áudio AAC, e funciona perfeitamente com player em flash. Estou
> prospectando a questão do vídeo, como possíveis contêineres e codecs.
> Na minha opinião, seria uma solução quase perfeita, para o fluxo ao vivo, o
> conjunto Icecast + áudio AAC + vídeo H.264 + Flash Player + HTTP na porta
> 80.

Eu não conhecia e, de fato, parece bem promissor.

Espero que isso realmente entre no release stable do icecast :)