[gitec] Fwd: [comunicacaopublica] Portais da Transparência e os reais desafios da Transparência Pública

Quarta Dezembro 8 20:37:09 BRST 2010

Para o conhecimento do colegas dessa Comunidade e também para fomentar
o debate entre nós, encaminho o histórico de uma rica discussão que
estamos travando na lista "Comunicação Pública" a respeito do artigo
"Portais da Transparência e os reais desafios da Transparência
Pública" (http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=14769) escrito
publicado por mim no Chapa Branca.

Oi Thiago

Em primeiro lugar, parabéns pela belíssima apresentação. Você
realmente disse tudo lá.

Voltando a nossa discussão aqui. Sim, é verdade. A solução, ou pelo
menos o início dela, está realmente nos DADOS ABERTOS.  Sobretudo pelo
fato de que grande parte das informações do setor público ainda está
sendo publicada em formatos proprietários, ou de maneiras que impedem
que sejam acessíveis a todas as partes interessadas, como, por
exemplo, por causa da incompatibilidade de equipamentos para uma
pessoa que usa um equipamento móvel ou um computador antigo, ou da
falta de informações para alguém que usa um computador sem o software
proprietário necessário, e de barreiras de acessibilidade para pessoas
com deficiências.

Porém, (e é justamente aqui onde entra o artigo escrito por mim no
Chapa Branca) é preciso ressaltar que, nesse contexto, a simples ação
dos governos quanto à disponibilização de dados governamentais abertos
na rede não é suficiente para garantir uma ação em prol da
transparência. É preciso que haja um braço de utilização sistemática e
radical desses dados na sociedade, por parte de cidadãos interessados
em não apenas em fiscalizar o governo, mas também em melhorar os
serviços públicos, influenciar ativamente a gestão e ampliar o escopo
dos seus direitos, participando ativamente dos processos políticos.

É preciso compreender também que a transparência, no atual contexto
comunicacional, não será garantida pela simples publicação de dados e
informações na rede, mas sim por meio de uma estratégia clara de
gestão informacional, que considere também fatores como acessibilidade
e interoperabilidade.

Grande abraço

--
Hélio Teixeira