[gitec] Transmissão flash streaming com SL

Terça Dezembro 7 23:45:46 BRST 2010

Pois é, Celso.

O serviço de banda larga no Brasil ainda é deprimente.

Para se ter uma idéia, a Anatel considera banda larga conexões acima de
128kbps.

Nosso perfil de transmissão ao vivo está acima disso, com total 182kbps,
para tela de 400x300 px. E note que ainda usamos um bitrate considerado
baixo, que só possui boa qualidade graças ao uso do codec h.264. E não foi a
toa que escolhemos o formato Flash Streaming + video h.264: se compararmos
com outras tecnologias, por exemplo, o formato Windows Media precisaria de
cerca de 400kbps para algo semelhante.

Em um comparativo de codecs, o h.264 é considerado tecnicamente superior a
qualquer outro.
Link: http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2364089,00.asp

É fato que o h.264 é o mais maduro, possui maior compressão, e está mais
próximo de se tornar o padrão para o html5, pois o Chrome, Safari e Internet
Explorer já escolheram o formato como padrão, enquanto que Firefox e Opera
ficaram com Ogg Theora, que fornece vantagens do ponto de vista de
licenciamento, mais ainda há muitas perguntas não respondidas sobre sua
qualidade e sua adequação aos serviços de vídeo para Internet.
Veja comparativos:
http://arstechnica.com/open-source/news/2010/02/ogg-theora-vs-h264-head-to-head-comparisons.ars
 e http://keyj.s2000.ws/?p=356

O codec VP8, para o formato webm, será uma boa alternativa. No futuro.

Sobre o assunto "formatos e patente", deixo uma reflexão: "Não adianta nada
ter um informação ou conteúdo disponível em formatos livres de patentes na
internet, se a população não puder ter acesso a eles". Afinal, o que seria
da Internet sem os formatos .doc e pdf para documentos, e gif para imagens?

Por fim, para evitar que entremos num debate ideológico infindável, envio um
link sobre a gratuidade do uso do codec h.264 em serviços de vídeos online,
concedida de forma definitiva pela MPEG LA:

http://www.bit-tech.net/news/bits/2010/08/27/h264-free-licence-deadline-revoked/1

Voltando à questão da Internet, o que nos dá certa tranquilidade é a
razoável qualidade do serviço banda larga no estado de SP, que é considerado
o mais rápido do país, mesmo em cidades de pequeno porte. Ainda bem que a
maioria das capitais também possuem um bom serviço de Internet.

Referência:
http://www.estadao.com.br/especiais/banda-larga-cara-e-lenta,78203.htm

Nas situações em que o público-alvo disponha de baixa velocidade de
Internet, o ideal seria diminuir, respectivamente, as dimensões do vídeo
para 320x240 e seu bitrate para cerca 80kpbs. Mas somente o codec h.264
traria resultados considerados satisfatórios nessas condições. Pense nisso
se vier a implementar um serviço próprio de streaming.

Tente assistir às transmissões quando seu link estiver com menos tráfego.
Amanhã a sessão gravada já estará no ar, através do portal
http://www.camaracatanduva.sp.gov.br.

Agradecemos pela resposta.

Luciano De Fázio