[gitec] CONSULTA - PAINEL ELETRONICO PARA VOTAÇÃO

Ivan Garcia ivan em cmm.pr.gov.br
Terça Dezembro 7 09:57:52 BRST 2010

Harley, você também pode solicitar um orçamento para a empresa Votech - http://votech.com.br/ - que eles também podem desenvolver uma aplicação sob medida para as suas necessidades.

Mais uma sugestão, avalie bem esses pacotões que as empresas tentam empurrar com coisas que não são tão úteis à celeridade dos trabalhos em Plenário, defina apenas aquilo que você deseja e deixe que eles corram atrás e apresentem uma solução que te atenda. Oriente seu pessoal de licitação a não aceitar as sugestões de edital que as empresas oferecem, porque geralmente eles colocam armadilhas para diminuir a concorrência, gerando uma suspeita de que a licitação está acertada, podendo trazer muitos aborrecimentos.

Existem empresas que sugerem colocar pcs nas mesas dos vereadores para funcionarem como terminais de votação e também para acessar a internet, ver a pauta da ordem do dia, etc. Particularmente eu acho que se vc partir para essa linha estará apontando uma arma para sua própria cabeça, porque com o tempo essas máquinas vão bugar e se for Windows provavelmente vão travar ou pegar vírus, e o pau vai dar na hora da sessão, no meio de uma votação polêmica, e de quem vai ser a culpa? Do pessoal de TI é claro.

Se optar por terminais wireless, tenha cuidado de especificar bem, porque tive informação que o painel da Câmara de Londrina possui terminais sem fio, mas apenas para a comunicação de dados, precisando de cabo para alimentação de energia, o que fica sem sentido pois não gera mobilidade.

Se desejar mesmo mobilidade nos terminais, avalie bem o que vai acontecer no dia a dia, vai recolher os terminais no final da sessão? O vereador fica responsável por trazê-lo para o plenário e manter a bateria carregada? São muitas variáveis a se considerar, mas é melhor ter esse trabalho de avaliação agora do que se lamentar no futuro.

Abraço,

Ivan Garcia
Chefe da Divisão de TI
CM Maringá - PR