[gitec] CONSULTA - PAINEL ELETRONICO PARA VOTAÇÃO

Ivan Garcia ivan em cmm.pr.gov.br
Segunda Dezembro 6 13:23:35 BRST 2010

Aqui na Câmara de Maringá-PR utilizamos um sistema de votação eletrônica, incluindo terminais de votação e gerenciamento de microfone e painel de demonstração, desde 2001.

Quanto aos custos, como já faz muito tempo que compramos fica difícil fazer um comparativo, mesmo porque atualmente os antigos painéis de led, como é o nosso caso, estão sendo substituídos por monitores de LCD.

Recentemente a CM de Campo Mourão realizou uma licitação para adquirir um sistema de votação eletrônica, as empresas que participaram foram desclassificadas, mas as propostas estavam em torno de R$ 170.000,00.

Eu só tenho uma sugestão a lhe fazer, não deixe nenhum terminal para que o presidente ou secretário tenham que operar, como abertura de microfone ou de votação, porque isso vai lhe trazer uma grande dor de cabeça. Todas as operações devem ser executadas por um servidor designado somente para isso, porque exige muita atenção. Na mesa do presidente e dos secretários é interessante que fique monitores que façam a exibição dos resultados das votações, da temporização do microfone da tribuna e das mesas dos vereadores, registros de solicitação de palavra pela ordem ou qualquer que seja forma de solicitação de palavra constante do seu regimento interno.

Estamos a disposição para outras informações.

Ivan Garcia
CM Maringá

Enviado via iPad