[gitec] Só concluindo a questão do Grafos com o Fabiano.

Sexta Dezembro 3 14:59:29 BRST 2010

Em 2 de dezembro de 2010 21:23, Fabiano Weimar dos Santos <
xirumacanudo em gmail.com> escreveu:

> Oi Leandro,
>
> Em 2 de dezembro de 2010 09:00, Leandro Roberto Silva <leandroroberto.br@
> gmail.com> escreveu:
>
> *Só uma informação que o Xiru havia me perguntado em minha apresentação
>>

> Bem, deve ter muita aresta "implícita" nesse calculo, pq ter um grafo
> conectado com 38 mil nós e apenas 4 mil arestas é impossível. De qualquer
> forma deu para ter uma boa idéia de tamanho. Você ainda leverá um bom tempo
> para ter problemas de performance e ter realmente que pensar num banco de
> dados "de grafos" (como os nosql que o twitter usa).

É por que são dispositivos de leis(38 mil nós) e uma alteração em um
dispositivo de lei é que gera uma aresta. Pra se ter uma idéia, das 2621
leis(árvores) já cadastradas, só 116 foram alteradas por outra lei e, as
alterações destas são nos dispositivos de lei(nós), existem 4097 alterações,
conceitualmente uma alteração gera um novo nó que está ligado a seu texto
antigo através de uma aresta.

Mas beleza, gosto muito desse estudo algorítmico sem aplicação nenhuma, só
pela teoria mesmo. Concordo plenamente que em linhas gerais armazenamento de
grafos é uma tremenda loucura.

Valeu, muito obrigado pelas suas considerações.
E vamos as questões info-legislativas que é o nosso ganha pão.

*Leandro Roberto - (64) 8448-7460*
Tecnólogo em Sistemas de Informação
*Câmara Municipal de Jataí - (64) 3636-0816*
Departamento de TI - Departamento de Documentação Eletrônica