[gitec] Apostila Python

Sexta Dezembro 3 11:20:13 BRST 2010

Em 3 de dezembro de 2010 10:50, Paulo Sergio Cordeiro
<pcpaulorcc em gmail.com>escreveu:

> [...]
> Pascal.
>
> Vou usar a linguagem para desenvolvimento comercial e para a criação
> softwares que me ajudem em meu trabalho aqui na C√Ęmara (gerenciamento de
> patrim√īnio, pessoal, secretaria e etc.) e quero uma linguagem que se
> adapte a essas aplica√ß√Ķes, mesmo porque n√£o quero aprender algo que n√£o
> seja √ļtil para minha carreira tanto na area p√ļblica quanto comercial.
>
> Acho que estou bastante enferrujado, rsrs, n√£o sabia que o cliente
> servidor estava fora de moda, rsr, agradeço pela dica. Você poderia

Daria para escrever um livro tentando explicar o que s√£o frameworks web.
Para simplificar, d√° uma lida nesse link:

http://wiki.python.org/moin/WebFrameworks

Entenda frameworks web como bibliotecas de software que te ajudam a
construir aplica√ß√Ķes para a web.

> Então vc me recomenda Plone e Django ou web2py? E o Python é importante
> aprender?

Até você ter o conhecimento técnico necessário para tomar suas próprias
decis√Ķes, recomendo que voc√™ avalie os 3. Para aplica√ß√Ķes puramente
relacionais, onde tudo fica num banco de dados como MySQL (por exemplo),
podes restringir seu estudo aos √ļltimos 2 acima.

Há muitos framworks web em python, tantos que até confunde a cabeça dos
iniciantes.

No seu lugar, para estudar, elegeria uma aplicação simples e tentaria
desenvolve-la usando web2py ou Django. Daria para fazer isso com Zope puro,
nos mesmos moldes que o SAPL  é feito, mas a curva de aprendizagem é mais
radical.

> Enfim, o que quero é entrar de vez neste mundo do software livre, mas
> preciso de um direcionamento, pois, agora vejo que estou muito
> desatualizado e preciso me reciclar. Tenho até dificuldade em entender
> alguns termos técnicos de nossa área (ex: Frameworks web).

Normal. Eu programava em COBOL quando comecei a desenvolver software. De
tempos em tempos eu acho que fico burro e, com frequência, me vejo obrigado
a voltar a estudar. Faz parte de nossa profiss√£o.