[gitec] Apostila Python

Sexta Dezembro 3 09:08:32 BRST 2010

Oi Paulo,

o material exato para você começar depende muito do que você quer fazer com
a linguagem. Como você trabalhava com Delphi deve estar querendo fazer o que
estava habituado antes apenas usando outra linguagem. Eu n√£o recomendaria
esse raciocinio pois, sendo absolutamente sincero, Delphi é uma IDE
espetacular e você acabaria achando que python não é tão bom quanto
realmente é, pelo simples fato de não ter IDEs como um Delphi. Eu uso python
a mais de 10 anos e nunca usei IDE nenhuma (a não ser que você considere o
emacs uma IDE... ou mesmo um sistema operacional :)

A grande maioria das pessoas que usam python hoje e trabalham com banco de
dados relacionais usam frameworks web. Desenvolver aplicação desktop,
cliente servidor, nos moldes que o delphi fazia ainda é possivel, mas está
BEM fora de moda. O modelo cliente servidor j√° deixou de ser referencia a
muito tempo, por causa dos problemas inerentes ao fato de termos que deixar
a aplicacao nas máquinas clientes. Hoje, tudo que se faz é baseado em
plataforma web, com toda logica num servidor de aplicacoes e zero de
inteligencia no cliente.

Respondendo a sua pergunta, indicaria as seguintes referencias:

1) Tutorial do Python, obrigatório a qualquer iniciante (foi como eu aprendi
python)

http://docs.python.org/tutorial/

2) Um livro para programadores um pouco mais experientes

http://diveintopython.org/

3) Documentação em Portugues

http://www.python.org.br/wiki

Sobre o que solicitaste, eu indicaria que você olhasse o seguinte link:

http://www.python.org.br/wiki/EmailSobreToolkitsGui

Eu tenho uma simpatia especial pelo GazPatcho (mas faz MUITO tempo que n√£o
mexo com isso)

http://directory.fsf.org/project/Gazpacho/

Hoje, acredito eu, a maioria das pessoas que desenvolve GUI usa algo baseado
no QT

Sobre minha recomendação, que você reavalie a sua ideia de desenvolver GUI e
passe para uma plataforma WEB, eu recomendaria 3 coisas: Plone (caso o que
você esteja planejando desenvolver seja uma aplicação de portal), DJango
(caso seja uma aplicação relacional) ou web2py (que tem crescido bastante e
merece uma atenção especial, especialmente caso o DJango não lhe agrade.

http://plone.org
http://www.djangoproject.com/
http://web2py.com/

O Portal Modelo, do interlegis é desenvolvido sobre o Plone.

Espero que tenha dado uma esclarecida.

-- Fabiano Weimar

Fabiano Weimar dos Santos [Xiru]
http://www.pytown.com