[gitec] Máquinas Virtuais - Portal Modelo e SAPL

Quinta Dezembro 2 21:23:38 BRST 2010

Oi Leandro,

Em 2 de dezembro de 2010 09:00, Leandro Roberto Silva <leandroroberto.br@
gmail.com> escreveu:

> *Só uma informação que o Xiru havia me perguntado em minha apresentação
> sobre meu Grafo. Pois bem, veja só, atualmente o grafo tem 2621 árvores,
> 38283 nós, 4097 arestas. *

Bem, deve ter muita aresta "implícita" nesse calculo, pq ter um grafo
conectado com 38 mil nós e apenas 4 mil arestas é impossível. De qualquer
forma deu para ter uma boa idéia de tamanho. Você ainda leverá um bom tempo
para ter problemas de performance e ter realmente que pensar num banco de
dados "de grafos" (como os nosql que o twitter usa).

> [...]
>    - Esses Servidores estavam bem "caseiros digamos", ubuntu 9.10 Server
>    com desktop e VMPlayer: Foi fácil fazer a máquina virtual
>    SistemasInterlegis.vmdk funcionar.
>    - Estou formatando tudo por aqui, colocando 10.04 server, tentando
>    profissionalizar um pouco as coisas. Consequência? Não quero interface
>    gráfica.
>

>    - Aí é que vem o dilema: Estou tentando usar kvm e já perdi dois dias
>    com leitura de documentação e testes e não consigo criar a máquina virtual
>    através do disco virtual SistemasInterlegis.vmdk ou mesmo exportando para

Aqui explica como converter virtualbox em kvm

http://blog.bodhizazen.net/linux/convert-virtualbox-vdi-to-kvm-qcow/

Agora, se você quer profissionalizar a parte de virtualização e está
disposto a partir para KVM, eu recomendaria o Ganeti

https://code.google.com/p/ganeti/

Na verdade mesmo minha primeira opção para gerenciar KVM e virtualização
seria o Ubuntu Enterprise Cloud, mas ele é bem chato de configurar. Se você
tem até umas 20 máquinas, o ganeti dá conta :)

> *Leandro Roberto - (64) 8448-7460*
> Tecnólogo em Sistemas de Informação
> *Câmara Municipal de Jataí - (64) 3636-0816*
> Departamento de TI - Departamento de Documentação Eletrônica

Fabiano Weimar dos Santos [Xiru]
http://www.pytown.com
Blog: http://blog.xiru.org
Twitter: xiru