[gitec] RES: RES: Episódio BOMBA

Ana Clelia Milhomem Ramos ana.ramos em cl.df.gov.br
Quinta Dezembro 2 12:29:35 BRST 2010

Márcia,

          Entendo sua indignação e ainda bem que existem pessoas que se indignam, gritam e esperneiam, porque essas pessoas são as que promovem a melhoria, balançam o que está acomodado.

           Se for possível, de forma alguma sinta vergonha por ter apresentado o seu case de Agenda Única. Me chamou muito atenção (eu te falei no dia seguinte) as regras bem definidas e a obediência a tais regras sem muito estresse por parte da alta administração da sua Casa. Eu e meu colega refletimos sobre isso. Concluímos que todos, crianças e adultos, em qualquer relação, gostam de regras definidas e claras. Outra fala sua também ficou gravada para mim, foi quando você falou que devemos definir o nosso trabalho e mostrar para quem chega como é que trabalhamos, e esta pessoa é que se ajustará ao trabalho que já está sendo realizado, pois todos nós do legislativo sofremos com a falta de continuidade. Concluo também que normalmente quem chega, também gostará de encontrar um ambiente bem definido. Então, veja, de repente, passar essas coisas nem era seu principal objetivo com a palestra, mas para mim foram ensinamentos valiosos. Além do que, a Agenda melhorou até o humor das pessoas que tinham que lidar com eventos concomitantes, cancelados e que extrapolavam o horário na sua Assembléia.

           Realmente não vale a pena participar como gestora de uma administração na qual você não compartilha dos valores. Mas com certeza, muita gente reconhece o seu trabalho e o seu esforço, e disso, você pode ter orgulho.

          Ainda bem que a semana já está acabando e estimo que as coisas sejam mais agradáveis para você nos próximos dias.

Beijos,

Ana Clélia Milhomem Ramos
Consultora Técnica Legislativa
Coordenadoria de Modernização e Informática
Câmara Legislativa do Distrito Federal

De: gitec-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:gitec-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Marcia Almeida
Enviada em: quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 11:35
Para: 'Patrícia Gatti Raulino'; 'Grupo Interlegis de Tecnologia'
Assunto: [gitec] RES: Episódio BOMBA

Bom dia!

Pessoal, desde que cheguei de Brasília tenho vivido dias, digamos, interessantes.
Fui destituída da condição de coordenadora de informática por me manifestar publicamente a respeito de um ato da administração na terça-feira.
Resolveram, do nada, suspender os pagamentos de 1/3 férias, conversão em pecúnia, antecipação, que receberíamos em dezembro. Simplesmente declararam que não pagariam, sem explicar os motivos, sem informação nenhuma. Pensei quinhentas vezes antes de reclamar publicamente, mas o fiz com plena consciência e vontade.
Com tamanha repercussão e participação de toda a Casa, a situação foi revertida e os pagamentos serão feitos. Mas acabei perdendo a chefia, de ordem do Senhor Presidente da Casa, Sr. Nelcir Tessaro.
Estamos mobilizados e ontem ocupamos o Plenário. A situação aqui está fervilhante, com a quase totalidade dos funcionários envolvidos no caso e com boa parte dos vereadores me apoiando contra a arbitrariedade do ato. Levarei às últimas consequências, incluindo processo por assédio moral.
Para reversão da situação, me exigiram uma retratação. Colei o texto ao final deste, para quem quiser compreender melhor os fatos. há também um posicionamento de nosso sindicato, o texto "Dois pesos e duas medidas"  para quem quiser, no link http://www.sindicamara.com.br/index.html.
Estou feliz, na verdade, de servir como exemplo a meus colegas. Feliz de provar com meus atos aquilo que vivo falando.
Passo a vocês, caso alguém queira se inspirar em um momento oportuno :)

Abraços a todos

Marcia

---  Retratação --
Prezados colegas,

A maioria de vocês sabe que fui destituída da chefia da Informática na data de ontem. Após indignação geral da classe de servidores deste Legislativo e conversa com a administração, para que a situação possa ser revertida, com insistência me foi solicitada uma retratação. Segundo dicionários da língua portuguesa, o significado de retratação é "declaração contrária a outra anteriormente feita; confissão de erro; desmentido". Eu não posso me retratar porque eu não tenho erro a confessar, não menti e não posso voltar atrás no que disse. Mas posso explicar melhor o contexto que me levou à manifestação inicial.

Reproduzo, abaixo, o conteúdo de meu e-mail inicial, a "Primeira Mensagem de Natal":

Não vou suportar calada mais um final de ano somente recebendo pelo e-mail corporativo lindas mensagens de natal que passam muito longe de refletir o sentimento da maioria das pessoas que aqui trabalham.

Neste ano, farei diferente e me darei o direito de iniciar as felicitações de forma diferente.

Refleti muito, muito antes de mandar esta mensagem. Mas o faço com plena consciência e vontade.

---

Eu trabalho arduamente o ano inteiro. Muito mais do que deveria. Por dois, três funcionários, assim como boa parte dos servidores de meu setor e muitas pessoas desta Casa. Trabalhamos muito além da conta porque a palavra GESTÃO aqui dentro da Câmara Municipal é somente substantivo para discurso na imprensa. Sinto-me envergonhada de ter participado de projetos ditos de melhoria da gestão no passado recente.

A suspensão do pagamento informada no memorando 08/2010-DG é a prova de que, aqui, gestão não existe. Por que se preenche uma previsão de férias todos os anos? Sinto-me envergonhada por ter ontem mesmo trabalhado o dia inteiro no sistema da efetividade a fim de obrigar o preenchimento da previsão, conforme me foi solicitado. Serve para NADA. Meu tremendo esforço SERVE PARA NADA.

Eu acabei de apresentar em Brasília o case da Agenda Única, uma verdadeira ferramenta de gestão aqui desenvolvida por muitos funcionários e que é provável que boa parte da administração desta Casa nem conheça. E eu sinto VERGONHA de ter apresentado. Vergonha de representar e falar bem de uma instituição a quem devoto boa parte da minha vida e que me retribui com desrespeito e descaso.

VERGONHA, repito. É tudo que sinto em trabalhar neste lugar no presente momento.

Marcia Almeida

Funcionária da CMPA desde 1996 ( e nunca antes tão desmotivada ).

Contextualizando: eu passei o ano inteiro construindo e reformando minha casa. Todos os meus recursos foram aí aplicados. Eu passei por várias restrições financeiras ao longo do ano. A cada uma delas, eu pensava "é só até dezembro". Imaginem repetir a mesma frase para si mesmo durante 330 e poucos dias do ano e ter somente isso como alento para a situação. Então, sem aviso, quando o dezembro se aproxima, recebo a notícia de que o que eu esperava não vai acontecer e, pior, não há qualquer explicação e nem sequer um indício de quando é que possa acontecer. Consulto meus colegas e concluo que se encontram na mesma situação. Sinto raiva. Mas não um pouco de raiva. Muita raiva. Raiva de toda a situação que levou à decisão da suspensão do pagamento. E qual é o motivo principal? A falta de gestão.

Eu sinto muito que o presidente da Casa tenha se sentido desmoralizado com meu e-mail. Talvez ele tenha se sentido como me senti ao receber a notícia: injustiçado. Mas a falta de gestão não é algo que tenha iniciado na administração dele, nem nos dois anos passados, nem cinco, nem dez. Não se nasce sabendo gerir, mas vamos aprendendo, por isso se fala em melhoria de gestão. O que me incomoda é que a Câmara demora, e não engrena pela falta de continuidade. Quando eu mencionei especificamente a previsão de férias, que meu trabalho serve para nada, é verdade. Aliás, não só o meu, mas de diversos setores da Casa nessa questão específica. Sabemos que as previsões não são utilizadas há anos, vários, incontáveis anos. É um procedimento que visa somente cumprir formalmente uma lei. Mas que poderia ajudar. Se houvesse gestão, então a informação não seria utilizada de forma eficiente, a fim de melhor subsidiar as decisões da administração? Não podemos repetir procedimentos que não possuem um fim. Para que servimos? Eu como ser pensante que sou, me questiono e levo a questão a todos. Nasceu assim o primeiro e-mail.

Quando mencionei que sentia vergonha de ter apresentado o case da Agenda Única em Brasília, não menti. Senti vergonha. Vergonha por ter omitido algumas de nossas políticas internas lá em Brasília, já que havia uma comunidade que olhava embasbacada a solução. Não "vendo" a Câmara como o lugar dos sonhos, mas "vendo" como um lugar em que se pode concretizar idéias e implementar soluções que surtam efeito e melhorem a gestão. E eu realmente "vendo" a Câmara. Sou uma profissional respeitada fora desse legislativo. Não faço mais alarde porque poderia ser confundido com vaidade e prefiro provar meu valor com trabalho. Eu não menti quando disse que a Agenda é desconhecida de boa parte das pessoas. Ainda na semana passada explicava a um vereador sobre seu funcionamento. E ela está no ar desde dezembro de 2009. Eu consigo medir cada centavo economizado com ela. Mais uma prova da falta de gestão: se ela existisse, de fato, idéias e projetos seriam de conhecimento comum, geral deste legislativo. Chama-se gestão da comunicação. Eu me incluo nesse problema. Algumas vezes não comunico como deveria. Também sou responsável. Todos aqui são responsáveis pela Câmara que têm.

Sabem por que eu sei bastante sobre gestão? Porque a Câmara me pagou metade de uma especialização em Gestão Estratégica de TI, curso que estou finalizando na PUC/RS. Em um momento, a Câmara apostou em mim como gestora. Estou retribuindo. E tenho certeza de estar também honrando meu juramento ao me formar em uma universidade pública: que retribuiria o dinheiro em mim aplicado pela sociedade. Trabalhamos em prol da sociedade; aliás, é esse o nosso fim, tenho sempre isso em mente. Eu honro também meus colegas, que contam com o meu trabalho para realizarem melhor o seu, e mesmo em situações difíceis eu tento usar de empatia para não julgar mal as necessidades que me passam. Ainda em relação aos meus colegas, que me têm como exemplo, eu preciso ser fiel ao meu discurso, preciso refletir aquilo em que acredito e que é comum me verem alardeando aos quatro cantos. Geralmente são discursos motivadores de "nós podemos", "vamos fazer", "tudo é solucionável". Mas acima de tudo, eu honro meus pais, que me ensinaram a ter princípios. Se eu me retratasse pelo e-mail inicial, teria vergonha de contar-lhes toda a história. E isso, eu jamais suportaria. Uma FG não é tudo. E no final das contas, é uma perda para a Câmara Municipal de Porto Alegre.

De qualquer maneira, ainda ontem, quando achei que eu deveria, mandei um e-mail dizendo que me sentia melhor, a "Mensagem mais Otimista de Natal" cujo teor segue abaixo:

Pessoal,

Hoje foi um dia bem importante para mim. Recebi dezenas de mensagens e telefonemas de colegas que me emocionaram muito. Muito mesmo.

Às vezes a visão fica um pouco turva, mas passado um tempo vejo claramente por que trabalho aqui: porque ADORO. Sinto-me livre para propor, criar, errar, consertar, rever, odiar e amar. Adoro problemas. Quando eu não tiver mais isso, aqui não mais será lugar para mim.

Assim como o Presidente em sua resposta diz ter certeza de que os funcionários compreendem o equívoco na emissão do documento, eu tenho a certeza de que a administração compreende nossa situação e, muitas vezes, frustração. Este caso me fez lembrar os vários embates que tive frente a frente, por dois anos consecutivos, com o Vereador Sebastião Melo na presidência. Tenho saudade das vezes em que ele quis claramente torcer o meu pescoço :) A Câmara melhorou desde lá. Desde a gestão da Ver. Maria Celeste, na verdade, quando comecei a "entrar de cabeça" nos problemas da Câmara, eu vejo a mudança de que fala o Rodrigo.

Já me sinto restabelecida, pronta para criar mil projetos legais e uma Câmara melhor! Contem comigo para quase tudo!

Obrigada a todos!

Para mim, a situação já havia sido resolvida, até a surpresa de hoje. Eu fico imaginando quantos sabiam da surpresa antes de mim. Mas isso não me importa. O que importa é que eu gostaria muito que meus mil projetos não sofressem de falta de continuidade. Mas se assim o for, esperaremos.

Marcia Almeida

Assistente Legislativo III

Seja responsável com o meio ambiente - só imprima se for necessário.