[gitec] Máquinas Virtuais - Portal Modelo e SAPL

Quarta Dezembro 1 12:06:53 BRST 2010

Em 1 de dezembro de 2010 10:55, CALEB PEDROSO <calbesms em gmail.com> escreveu:
> Fala Fabiano,

> Estou trabalhando na reforma de um material que foi originalmente
> desenvolvido usando pacotes que não estão mais nos
> repositóriosdefault. Um exemplo é o PostgreSQL 8.2; este software é
> antigo e tem algumas configurações/comandos que são específicos do PSL
> 8.2 daí eu queria ver tudo funcionando "no original" para poder ir
> pensando as reformas.

Entendi :)

Bem, se estiveres usando Ubuntu 8.04 SERVER tens ainda mais 2 anos de
suporte. Se for desktop, tem suporte até abril do ano que vem,

> Em produção eu usaria o Ubuntu 10 mas para botar este trem mais antigo
> a rodar eu precisaria de um Ubuntu 8.0.4 LTS - ou será que eu é que
> estou enrolado no gerenciamento dos pacotes? Não seria de estranhar
> hehehe

Sempre "da-se um jeito" nessas incompatibilidades de pacotes, mas as
vezes dá trabalho.

Em teoria, backward compatibility costuma ser relativamente simples,
especialmente quando você utiliza o repositório backports de uma
distro nova para instalar pacotes que só existiam numa versão antiga.
No entanto, nem sempre tem os pacotes prontos. Esse é o caso do
python, que nas versões de ubuntu mais recentes passou a ser 2.6 e nas
antigas era 2.4. A versão 2.4 não tem mais suporte mas ainda é
necessária ao Plone e SAPL usados no portal modelo (e, assim, tem sido
compiladas do source).

> Quanto à criação da VM, a minha dúvida é a seguinte: eu já tendo um
> Ubuntu instalado etc e tal... como faço para transformar ele em uma VM
> que rodaria num box de uma outra máquina?

A resposta padrão seria "reinstalar", mas isso pode ser inviável.

Em https://help.ubuntu.com/community/KVM/FAQ tem umas dicas.
Basicamente você pode usar uma ferramenta da VMWare para converter o
seu sistema "baremetal" (instalado no ferro, sem virtualização) em uma
máquina virtual VMWare. Depois, podes usar um aplicativo que converte
essa máquina virtual para o formato do VirtualBox.