[gitec] Máquinas Virtuais - Portal Modelo e SAPL

Quarta Dezembro 1 08:49:29 BRST 2010

Oi Caleb,

Em 1 de dezembro de 2010 07:27, Caleb Pedroso <calbesms em gmail.com> escreveu:
> Oi Fabiano,
> Bom dia.
>
> Obrigado por seu trabalho, é uma contribuição valiosa, principalmente
> para os funcionários das pequenas Câmaras deste brazilsão afora. Semana
> que vem tem eleição para nova Mesa Diretora aqui no Alto Paraíso e
> usarei estas duas VM para a demonstração dos produtos Interlegis.

Legal :)

> Eu já baixei as VM e tenho uma pergunta a lhe fazer: estes dois Ubuntu
> 10.04 são uma instalação completa ou têm apenas o básico para rodar o
> Portal Modelo e o SAPL; você recomendaria usar estas VMs para eu estudar
> outras coisas que não têm nada a ver com o Interlegis?

Eu criei essas VM como servidores Ubuntu LTS "minimalistas", pensados
para serem colocados em produção. Elas contém apenas o necessário para
rodar o Portal Modelo e SAPL, além do compilador GCC e dependencias
utilizadas na instalação, dependencias opcionais do portal modelo
(usadas no portal_transforms) e ainda atualização automática de
pacotes de segurança do sistema operacional. As duas VM tem servico de
SSH rodando e, na VM do SAPL, temos ainda MySQL.

Qualquer coisa que você precise e não tenha nas VM, basta instalar
usando apt-get

> Outra coisa: onde eu consigo uma VM com Ubuntu Server 8.0.4 LTS completo
> instalado? Andei olhando lá no site oficial deles mas não consegui
> encontrar. Consigo instalar do zero sem problemas, mas não sei como
> transformar uma instalação regular em VM...

Eu não usaria mais Ubuntu 8.0.4, em favor da 10.04. A versão 8.10 (que
não é LTS) já não tem mais suporte. O suporte da 8.04 (desktop) vai
apenas até o ano que vem.

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Quanto a criar VM, eu usei o virtualbox. Eu crio a VM do jeito que
quero e exporto um appliance. Quem quer usar, importa o appliance. Bem
simples :)