[gitec] Cooperação Internacional de Legislativos Municipais

Jos Luiz Lacowicz lacowicz em estadao.com.br
Terça Agosto 17 08:32:54 BRT 2010

Vou tentar resumir. Ainda não está bem fechado o convênio.

Sou representante de SC na Abrascam e estou viajando a Brasília
para encaminhar o convênio na Agência Brasileira de Cooperação - ABC
e no Ministério das Relações Exteriores - MRE.

Estou anexando minuta de uma das minhas propostas, para facilitar o
entendimento
do interesse do Brasil na CPLP.  Esse é um dos meus trabalhos lá. TIC no
ensino do
Portugues.   Já tem outro servidor de Câmara de Porto Alegre com proposta
para Portugal.

A ABC gerencia todos as cooperações internacionais, seja com recursos
do PNUD ou direto do MRE.  Eles muitas vezes tem dificuldades para
encontrar técnicos para realizar os trabalhos no exterior.

Como os Brasileiros não tem rejeição internacional,  (exceto na Argentina
eh eh  ... to brincando) existem muitas vagas,  Como as Câmaras de
Vereadores tem técnicos
em todas as áreas, a Abrascam pretende servir como intermediador entre a
ABC e os servidores, criando uma área na página e divulgando entre os
servidores de Câmaras.
Veja exemplos aqui:
http://www2.mre.gov.br/dai/bitimo.htm
E esse é somente um pais da CPLP.
Existem também muito na América Latina, Africa e até Oceania - Cooperação
Sul-Sul.
http://pbrasil.wordpress.com/2010/05/24/cooperacao-made-in-brazil/

O segundo anexo é sobre a Cooperação da Associação dos Municípios
Portugueses para implantar o Poder Local (13 Municípios) em Timor.
A Abrascam pretende que Câmaras Brasileiras adotem as Câmaras
de Lá, como "Legislativos Municipais irmãos", ou então
que várias Câmaras de Vereadores se unam para apoiar uma
Câmara lá.  Nesse caso, a princípio, os custos teriam que ser
bancados pelas Câmaras Brasileiras. Depois pode-se tentar
convênios com outros recursos para projetos específicos
em Timor.

Podem ir postando suas dúvidas que eu vou informando, naqueles
pontos que eu não tenho mais dúvidas,  eheh
Nós também estamos começando.

Abraços

Luiz