[gitec] Microsoft vai transformar o PHP no ASP 2.0?

PauloFernandes pasouza em gmail.com
Segunda Maio 25 21:10:43 BRT 2009

Sem querer provocar uma "flame war", mas já provocando...rsrsrsrsrsr

[]s,

Paulo.

Sent to you by PauloFernandes via Google Reader: Microsoft vai
transformar o PHP no ASP 2.0? via Meio Bit - Notícias, Dicas, Internet,
Informática, Tecnologia, Download by Carlos Cardoso on 5/25/09

Um dos maiores xingamentos que um programador nos anos 90 poderia ouvir
era “aspeiro”.

Qualquer programador de respeito gastou meses de sua vida consertando
as asneiras que vinham das tais “fábricas de software” e dos
“pogramadores” contratados a preço de banana.

Eram horrores como um sistema de importação de dados que abria um
recordset em memória com TODO A TABELA PRINCIPAL (sim, SELECT * FROM
USUARIOS) depois varria linha a linha, seqüencialmente, em busca do
registro a exibir.

Também encontrei um Gênio que guardava os dados do email “esqueci minha
senha” (incluindo a senha) em um campo HIDDEN no HTML.

genial.
Do mesmo jeito que o mercado foi inundado por “designers” criadores de
logotipos por R$15,00 graças ao CorelDraw, eu culpo a Microsoft pelos
“programadores ASP”, formados pelo grupo que achava CLIPPER muito
complicado.

Com a entrada de Java no mercado, mais Delphi, a exigência aumentou, e
muitos aspeiros sem nenhum conhecimento de lógica (e conseqüentemente
sem aquário em casa) se viram desempregados.

Um belo dia surgiu uma ameaça no horizonte: O PHP. Sim, essa linguagem
simples, versátil, rápida e muito, muito condescendente com erros dos
programadores. É Possível desenvolver sistemas inteiros com metodologia
POG, usando PHP. Quem estudou o fonte do PHPNuke sabe bem do que estou
falando.

Restrita ao mundo WEB, a princípio o PHP mal-usado não causava danos a
ninguém além de seus próprios desenvolvedores, mas agora o Mercado
corre o risco de uma nova invasão:
A Microsoft está disponibilizando suporte a PHP em sua plataforma
Azure, de Aplicações Web, concorrente do Google App Engine.

O serviço do Google está limitado a Java e Python, já o da Microsoft é
aberto para uso com o Visual Studio E linguagens externas, como o PHP.

Será que disponibilizar um serviço de hospedagem de aplicação na Nuvem
E acesso a linguagens “populares” é uma boa coisa? Neste artigo do
Register o autor discute exatamente isso. Eu acho que ele culpa demais
a Microsoft, mesmo descontando sua afirmação de que PHP deveria ser
ilegal como apenas uma figura de retórica.

Acredito que o buraco seja mais embaixo. Não é o PHP, nem a Microsoft.
É a pressa dos dias de hoje. São os livros “Aprenda XXX em 24 Horas”.
Entenda: copiar um script e mudar o valor de uma variável não te torna
programador. Se você não sabe usar expressões regulares, você NÃO
programa em Perl e se você não sabe quantos bits há em um byte, você
NÃO pode ser programador C (embora um estagiário meu tenha dito que era
desnecessário).

Não há demérito nenhum em estudar. Bill Gates escreveu uma vez em sua
coluna, como dica para iniciantes: “Leia os volumes d ‘A Arte da
Programação de Computadores, de Donald Knuth. Faça os exercícios todos.
Se chegar ao fim, me mande seu currículo”.

Linguagem é o que menos importa. Você precisa saber resolver problemas
usando lógica, aplicar algoritmos consagrados e desenvolver novos,
quando necessário.

Principalmente, você tem que fugir da caixa-preta. Posso afirmar sem
sombra de Dúvida que uma fração desprezível dos programadores PHP já se
deu ao trabalho de estudar o código-fonte do PHP, apenas assumem que
ele funciona.

Faça um favor a si mesmo e tire um final de semana para estudar o
driver do Linux para dispositivos de armazenamento USB. Vai ser muito
melhor pro seu futuro do que escrever mais um “AM I HOT OR NOT” em PHP.

Disponibilizar o PHP no Azure torna a Microsoft popular entre um monte
de programadores, mas não faz nada para melhorar esses programadores.
Talvez não seja a função da empresa fazer isso, mas seu mantra é
DEVELOPERS! DEVELOPERS! DEVELOPERS!, e script kiddies são tudo, menos
desenvolvedores.

Se você duvida, pergunte a alguém que precise contratar quanto tempo em
média gasta-se até achar um candidato viável. Meu recorde foram quase
dois meses de entrevistas, e queria um júnior.

Por puro darwinismo, o Google terá menos, porém melhores projetos, em
sua plataforma.

Things you can do from here:
- Subscribe to Meio Bit - Notícias, Dicas, Internet, Informática,
Tecnologia, Download using Google Reader
- Get started using Google Reader to easily keep up with all your
favorite sites