[gitec] AJUDA - - Regras(ou lei) de uso de recursos públicos

Ishida - CMRP ishida em camararibeiraopreto.sp.gov.br
Quinta Março 12 15:58:19 BRT 2009

Prezado Daniel,

            Este tema é constante no Gitec, temos a ala dos que apóiam a liberdade e os que apóiam os bloqueios.

            Sou questionado diversas vezes por dia sobre os bloqueios. (Na CM de Ribeirão Preto apoiamos os bloqueios)

            No passado, não tínhamos um bloqueios muito eficiente, passavam os proxys, mensageiros online, redes sociais, etc...

            Houve uma solicitação à presidência para que melhorássemos os bloqueios, pois alguns funcionários tinham o tempo efetivo de trabalho reduzido quando ficavam navegando na internet sem o foco de ser profissionalmente.

            Veio a ordem para apertarmos o bloqueio, fizemos.

            A produção melhorou, não havia mais a necessidade dos chefes se indisporem com os funcionários, o clima dentro dos setores melhorou.

            Problema: Viramos o foco das reclamações. Mas amparados pelas presidências seguintes estamos seguindo com os bloqueios.

            Quando surge alguma reclamação direta do setor, vamos in-loco e explicamos o que ocorre.

            Temos uma banda speedy de 2Mb para muitos micros, o que antes não era suficiente para todos, continuamos precisando de upgrade de link, porém, agora é possível navegar durante o dia todo, sem muita dificuldade.

            Costumo usar um exemplo que vi nos corredores, um munícipe sem saber que trabalho na casa, reclamou de um atendimento que recebeu em um gabinete que a funcionária não saia do mensageiro instantâneo para atendê-la.

            Pedem para liberar Rádios da capital On-line por diversos motivos, falo que se uma pessoa usa o link para baixar música, ouvir rádio ou assistir vídeos, ele consumirá uma banda equivalente a muitos usuários realizando pesquisas. A CM já tem assinaturas de jornais para suprirem estas necessidades.

            O difícil é ver que tem gente que usa de maneira acertada e correta que vai ser bloqueada, uma penalização dos bons pelo maus hábitos dos outros.

            Uma boa dica é instalar tudo, fazer log dos sites visitados, e mostrar o consumo de banda ao presidente.

            Alguém reclama de lentidão? Ponto positivo! Esta pessoa com certeza apoiará o bloqueio de conteúdo indevido.

            Um bom começo é passar uma circular interna, dizendo que a CM fará restrições ao uso da internet, será gerado log do que foi acessado.

            A coisa mais bonita que eu ouvi foi numa palestra do ENIAL, que nosso amigo Felpudinho falou: - "...Na CM temos bloqueio de conteúdo, restringimos acesso a assuntos ligados a racismo, discriminação, pornografia e pedofilia...". Isso é o mínimo do que podemos esperar de uma administração correta e transparente.

            Boa Sorte!! Acho que legislação deve partir da própria casa!

            Acho que os Gitec'ers poderão complementar as informações e lançar críticas ao que falei!!

            ****Se vc tiver estações windows, a rede com restrições diminuirão as incidências de vírus e necessidades de formatação de micros. :) (mas não acaba!!! rs.. use linux!!!)

[]´s

Ishida

CM Ribeirão Preto