[gitec] Feedback sobre o Portal Modelo 2.0

Quinta Julho 30 22:19:13 BRT 2009

Oi Luciano,

de fato, tudo que gera requisições remotas no Zope e deixa as threads
em condição de espera deixará o processamento lento. Baixar e parsear
RSS, acessar banco de dados relacional, fazer purge de cache do squid,
tudo lento pq demanda de uma requisição via rede e, tudo que trafega
via rede é MUITO mais lento do que qualquer processamento.

Eu apenas não sei se o CMFSin é tão problemático assim. Talvez, ao
invés de trocá-lo, o ideal fosse garantir que exista um cache adequado
de todas as requisições de RSS feitas. Havendo cache, não importa a
biblioteca usada; é lento apenas no primeiro acesso e os demais tem
tempo de processamento O(0). O que me preocupa (e por isso postei) é
que na ultima vez que olhei o CMFContent usava internamente o
feedparser (http://www.feedparser.org/) que, nas versões mais
recentes, teve o suporte a timeout removido. O CMFSin costumava ser
empacotado com uma versão própria e mais antiga do feedparser, que tem
suporte a timeout.

Se você configurar o site para consumir um RSS qualquer (previsão do
tempo, noticias, etc) e o servidor destino estiver fora do ar e você
não tiver essa informação em cache, o Zope trava.

Att.

Fabiano Weimar

2009/7/30 Luciano De Fazio <lucianodefazio em gmail.com>:
> Olá, Raphael.
>
> Obrigado.
>
> Quanto à configuração, não tem nada de especial não.
>
> Trata-se de um simples rewrite com Apache e instalação do CacheFU com
> pequenos ajustes.
>
> Creio que o que acabou impactando mais na velocidade foi a substituição do
> CMFSin pelo CMFContentPanels, para exibição de RSS externo. Já tive muitos
> problemas com o CMFSin em outros portais, inclusive.
>
> []'s
>
> Luciano De Fázio

> Site da Comunidade GITEC

Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
Weimar Consultoria

Hospedagem Plone, Django, Zope 3, Grok...
http://www.pytown.com