[gitec] Questionamento - EXl Re: Mensageiro Interno - Instalado :) ))))))

Ishida - CMRP ishida em camararibeiraopreto.sp.gov.br
Segunda Janeiro 19 10:08:23 BRST 2009

Queridos Gitec'ers,

Respondendo as 2 mensagens..

  :)))))))))))

Infelizmente ainda tenho programas que só rodam no MS?!

Mas com o tempo agente vai mudando...

Não sou o único com servidor Jabber na rede, temos mais algumas soluções apresentadas, poderíamos aprender com quem já tem isso instalado a muito tempo!!!Sou noob, com certeza!

:))))))))))

Estamos usando o Openfire, com banco de dados mysql como os Gitec'ers haviam sugerido.

Os únicos serviços configurados são dns e o mensageiro, o samba ainda não configuramos.

Em minha vã filosofia... "acho" que vai funcionar bem rs.. pois não conheço a fundo ainda o funcionamento destes serviços em uma única máquina.

:))))))))))

Pensamento atual:

O mensageiro: não vai gerar muito tráfego, pois o user se conecta ao server... envia o status, e recebe a lista de users online(endereço), se houver conversa online... o mensageiro "envia" a mensagem de ip para ip sem passar pelo servidor(eu acredito que seja assim!!!!!)

Samba: serão os arquivos temporários do setor, aqui na CMRP os usuários por opção própria não salvam os dados nos servers. Serão os dados de bkp temporário e restauração em máquinas em processo de formatação, drivers, etc.

DNS:  O nosso controlador de domínio respondia pelo dns, estava lento. Resolvemos aliviar este serviço dele. Então achamos que por agora ser um linux, e ter estes poucos serviços estarem em uma máquina boa, será mais rápido!!

 O certo seria o computador que autentica os users na rede, resolver o DNS, porém como citei acima.. não entendemos porque ele esta deixando a rede lenta!

:))))))))))))

Deadlock que foi pensado e prevista solução:

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Deadlock)

Problema: Quando upparmos  arquivos muito grandes.. o mensageiro e o dns.. podem sofrer com o tráfego de rede...

Solução: fazer o "storage(nome que demos ao samba)" em outra máquina.

Problemas: Mensageiro começar a "Negar Serviço",

Solução: separar os serviços

Problema: se tudo der errado

Solução: Colocar tudo em máquinas separadas e começar de novo!!!!!

Agradeceria se alguém pudesse opinar!

***desculpem pelo longo texto no e-mail.. eu também não gosto disso!!

[]´s

Ishida

CM Ribeirão Preto