[gitec] o ubuntu 8.04 é chatinho demais

Quinta Fevereiro 26 11:56:05 BRT 2009

leiliane gomes escreveu:
> Bom dia!

Olá Leiliane,

> o Ubuntu é chato pq qdo estou no usuário comum, e tento instalar alguma coisa ele ñ me pede o login do ADM, pede só a senha e ñ me dá opção de validar com usuário ADM, tendo q trocar de usuário p/ ambiente do ADM, aí acessando ex: pág. na net q pede plugin aí a senha q ele pede já dá certo pq estou logada no ADM. isso é chato!! tem algum segredo p/ eu validar senha p/ instalar no complementos no usuário normal?

Se ao criar o usuário você não selecionou o perfil de administrador para
ele, é mais do que certo que esse usuário não deverá instalar pacotes no
sistema, não acha?

Para adicionar o usuário no grupo de administradores, habilitando o uso
do sudo, rode o comando: $ sudo adduser usuário admin

Você pode também habilitar mais recursos no perfil do usuário, no menu:
Sistema > Administração > Usuários e Grupos

> outro problema, alguém pode me ajudar : aki na Câmara de Jataí sempre q em 1 gabinete alguém copia arqs do pen ou do CD ele fica com um cadeadinho na pasta e ñ deixa excluir nem alterar, se eu copiei p/ meu PC é pq qdo ñ kizer mais eu deleto, mas isso ñ está sendo possível no Ubuntu, aí vou no consola e uso chmod 777 para a pasta e qdo abro ela, todas as subpastas estão com cadeado, como toda hora os 10 gabinetes chamam pra arrumar isso, eu vou ficar o resto da vida no consola usando chmod 777 para cada pasta e subpasta....infinitamente!!!!!alguém sabe como posso liberar todos arqs q vem de CD ou pen p/ qdo copio ñ sejam somente de leitura? pq isso é um padrão do linux q deve existir solução.please!!!!!

Se os arquivos estão sem a permissão no CD, serão copiados sem a
permissão para o HD. Se não me engano essa cópia é feita com a opção
'-a', ou seja, cópia fiel.

Pode utilizar o comando recursivo (-R): $ chmod -R 777 arquivo

Abraço,

--
Jean Ferri
Programa Interlegis - Brasília (DF)