[gitec] Olhem o novo visual do site da Câmara de Jataí

Segunda Fevereiro 16 18:51:05 BRT 2009

Hélio Leite Teixeira escreveu:
[...]
> Só então será possível decidir se queremos um Portal Institucional ou um
> Blog (isso mesmo um Blog!!!) para a nossa Casa Legislativa.
>
> Por que não um blog??? Por que não termos uma ferramenta de comunicação
> direta, ágil e informal com os nossos patrões, aqueles que pagam nossos
> salários ao recolherem seus impostos??? Por que não????
>
> Por que a comunicação pública só pode ser feita por meio de memorandos
> insossos, impessoais e burocráticos????
>
>  O que nos impede de termos uma ferramenta de interação mais ágil que se
> [...]

Oi Helio,

Sua opinião e reflexão são de extrema relevância. Apesar disso
permita-me discordar em algumas partes. Bem, quem sou eu para discutir
comunicação com você, né? Mas vou colocar pelo menos o meu ponto de
vista... :-)

Como você bem citou, o conteúdo anda muito ruim, mas não é somente uma
porção de artigos publicados em sequência, em uma interface agradável,
que irão melhorar esse conteúdo. Bons profissionais e organização
(projeto) farão muita diferença.

Um portal de uma Casa Legislativa pode "ter um blog", para apresentar
novidades e artigos relevantes, mas "ser um blog" é deixar de lado uma
boa quantidade de recursos. Em um portal público nem tudo é comunicação,
muita coisa é informação.

O SAPL é um exemplo de gerenciador de informações legislativas
importantes para serem divulgadas no portal da Casa. Um sistema de
ouvidoria é importante pois receberá as manifestações dos cidadãos e
organizará a resolução dessas manifestações.

Que tal então se o portal tiver um fórum de discussões, onde o cidadão
possa participar? E um calendário para divulgar a agenda de eventos e
compromissos da Casa? Ou, quiçá, tantas outras ferramentas de informação
e comunicação que podem beneficiar a Casa e o cidadão...

Neste sentido, acho que uma parte da comunicação do portal pode ser
tratada como um blog, um blog dentro do portal, por exemplo, para
publicar novidades e artigos, mas um portal deverá organizar e publicar
toda essa informação que também é muito importante no contexto de Casas
Legislativas. E não estou nem falando em portal corporativo, que é um
misto de portal e intranet...

Sei que você defende a comunicação menos formal e mais colaborativa, e
concordo com sua visão, e acho que isso pode (e deve) ser feito também
em um portal. Mas não acho que uma ferramenta por si só possa substituir
pessoas boas, com conhecimento e vontade de fazer, como por exemplo o
seu caso! Talvez, o que falte mesmo seja isso... ;-)

Em tempo, discussões assim sempre são importantes pois nos fazem refletir...

Abraço,

--
Jean Ferri
Programa Interlegis - Brasília (DF)