[gitec] Olhem o novo visual do site da Câmara de Jataí

Hélio Leite Teixeira heliolteixeira em gmail.com
Segunda Fevereiro 16 18:00:01 BRT 2009

 Leandro,

Fico muito feliz em ver que a proposta editorial do Chapa Branca vem te
agradando e fazendo você pensar e refletir sobre a linha editorial do portal
da tua Instituição. Sinto que estamos alcançando um dos nossos principais
objetivos. Provocar uma reflexão em nossos gestores de conteúdo
públicos. :))))

Através das suas palavras dá pra perceber que o que você está querendo vai
muito além da opção tecnológica, ou de uma simples mudança de layout ou de
uma nova para o conteúdo do teu portal.

Pelo que percebi, em suas breves palavras, você está querendo DINAMIZAR a
tua comunicação. Torná-la mais ágil e interessante para os olhos e mentes
dos leitores do portal da tua Casa Legislativa.

Sobre isso quero fazer algumas considerações:

Em primeiro lugar, quando o assunto é boa comunicação a tecnologia é algo
secundário. Que só deve ser pensada quando outras questões forem resolvidas
e bem discutidas.

De nada adianta teres uma interface bonita como a do Chapa Branca se não
tens um conteúdo relevante para os teus leitores. Não vai adiantar nada,
teres o melhor CMS do mundo (o Plone, por exemplo) se não tens liberdade
de discutir e tratar dos assuntos que possam interessar os cidadãos usuários
do teu portal público.

Este dilema não é apenas o teu dilema, não estás só neste labirinto. Todos
nós gestores de conteúdo público, estamos diante desta mesma encruzilhada.
Nossas casas legislativas estão carentes daquilo que é fundamental para
obtermos a tal dinamicidade e/ou despertar o interesse dos cidadãos, o bom
conteúdo.

Estamos vivendo uma das piores crises de conteúdo da história do Poder
Legislativo brasileiro.

Antes que alguns afirmem, "não falta conteúdo não, nossa Câmara Municipal
aprovou 200 projetos no ano passado, e mais 800 indicações..." completo a
minha sentença: falta conteúdo relevante em nossas casas legislativas!!!!!

A quase totalidade das normas jurídicas aprovadas em nossos legislativos
municipais trata [apenas] de mudanças de nome de ruas, títulos de cidadão
honorários, comendas, votos de pesar, votos de aplauso e coisas do gênero.

Ninguém vai deixar de estar conectado no Youtube para ver se este ou aquele
amigo do vereador fulano de tal vai ser homenageado pela Câmara Municipal.
Ou se a mãe do presidente da Câmara Municipal vai ser homenageada com uma
praça com seu nome. Fala sério!!!!

Portanto, antes de qualquer discussão sobre tecnologia é preciso pensar no
relacionamento. Que tipo de relacionamento a nossa Casa Legislativa quer ter
com o seu público??? Esta é a primeira pergunta que devemos responder.

Depois de respondermos [bem] essa questão, o resto fica muito mais fácil.

Só então será possível decidir se queremos um Portal Institucional ou um
Blog (isso mesmo um Blog!!!) para a nossa Casa Legislativa.

Por que não um blog??? Por que não termos uma ferramenta de comunicação
direta, ágil e informal com os nossos patrões, aqueles que pagam nossos
salários ao recolherem seus impostos??? Por que não????

Por que a comunicação pública só pode ser feita por meio de memorandos
insossos, impessoais e burocráticos????

 O que nos impede de termos uma ferramenta de interação mais ágil que se
comunique com uma linguagem "mais simples" e direta que complemente os
canais tradicionais, como, por exemplo, o Portal Institucional???

Grande abraço,

Hélio Teixeira
Assembléia Legislativa de Alagoas