Res: Res: [gitec] Compra de Sistema de Controle do Processo Legislativo

Hélio Teixeira heliolteixeira em yahoo.com.br
Quinta Setembro 25 12:42:26 BRT 2008


Angelo,

Como sempre, voc=EA foi muito feliz em sua argumenta=E7=E3o. Voc=EA conclui=
u a sua mensagem dizendo o que realmente falta nessa hst=F3ria. Precisamos =
de Marketing.

Antes que voc=EAs pensem que estamos falando de fazer uma boa propaganda. =
=C9 preciso mostrar que, ao contr=E1rio do que muitos pensam, marketing n=
=E3o =E9 sin=F4nimo de propaganda. =


O grande mestre Philip Kotler utiliza a seguinte met=E1fora para mostrar a =
diferen=E7a entre Marketing e Propaganda: Se o marketing fosse um carro, a =
propaganda seria a roda. A roda =E9 um elemento importante do carro, mas um=
 carro =E9 muito mais complexo que uma simples roda. Em resumo, a propagand=
a =E9 apenas um elemento do chamado "mix de marketing", o marketing =E9 mui=
to mais complexo.

"Marketing
=E9 uma fun=E7=E3o organizacional e um conjunto de processos que envolvem a
cria=E7=E3o, a comunica=E7=E3o e a entrega de valor para os clientes, bem c=
omo
a administra=E7=E3o do relacionamento com eles, de modo que beneficie a
organiza=E7=E3o e seu p=FAblico interessado." (segundo a AMA - American Mar=
keting Association - Nova defini=E7=E3o de 2005).

As a=E7=F5es de marketing come=E7am no desenvolvimento do produto, que deve=
 ser concebido e desenvolvido visando atender as necessidades e desejos dos=
 consumidores, passam pela produ=E7=E3o do produto e chegam at=E9 a "entreg=
a" do produto ao mercado. O marketing deve estar em todas as etapas de prod=
u=E7=E3o de qualquer produto, servi=E7o ou id=E9ia.

No caso do SAPL, podemos dizer que o marketing =E9 muito bom at=E9 a metade=
 do caminho. Temos um excelente planejamento do produto, onde todas as func=
ionalidades s=E3o discutidas diretamente com o nossos clientes  (quem n=E3o=
 se lembra das enquetes conduzidas, aqui no Gitec, por Ciciliati e Paulo Fe=
rnades para definir quais funcionalidades deveriam constar no SAPL? Quem na=
o se lembra da pesquisa de opini=E3o feita pela Raphaela e pelo Jean quando=
 definiram a taxonomia do Portal Modelo? Gente, isso =E9 puro Marketing. Co=
mo diria um colega meu de ag=EAncia, =E9 Marketing com M mai=FAsculo.).

Al=E9m do excelente trabalho de planejamento do produto, tamb=E9m estamos p=
roduzindo com grande qualidade. Talvez n=E3o com a velocidade ideal (sobret=
udo pela equipe super reduzida), mas ningu=E9m pode negar que tanto o SAPL =
quanto o PM s=E3o produtos de excel=EAncia.

O grande gargalo

Conclu=EDdas as fases de Planejamento e Produ=E7=E3o chegamos ao grande gar=
galo do processo conduzido pelo Interlegis. =


Ap=F3s produzir um produto de qualidade comprovada e sob medida para os nos=
sos clientes, n=E3o estamos conseguindo realizar a parte "mais f=E1cil" do =
processo, que =E9 "vender o produto". =


Isso mesmo, o dif=EDcil =E9 produzir algo com qualidade, a venda =E9 a part=
e mais f=E1cil. Todos aqueles que trabalham com vendas sabem como =E9 f=E1c=
il vender um bom produto. A facilidade aumenta ainda mais, quando vamos dis=
cutir o pre=E7o com os clientes, uma quest=E3o muito sens=EDvel em qualquer=
 processo de venda. Pessoal, nenhum concorrente tem pre=E7o para concorrer =
com a gente, afinal nosso produto =E9 livre do pagamento de licen=E7a e at=
=E9 o suporte "p=F3s venda" =E9 gr=E1tis!!!!!!!!!!! Preciso dizer mais algu=
ma coisa??????????

Mas =E9 importante lembrar:Mesmo o SAPL sendo um produto superior aos seus =
concorrentes, ainda precisamos usar os argumentos, as t=E9cnicas e os meios=
 adequados para o nosso mercado consumidor. =C9 aqui onde estamos errando. =
Estamos realizando uma p=E9ssima comunica=E7=E3o, uma comunica=E7=E3o feita=
 "nas coxas", de amadores. =


=C9 precisoprofissionalizar a comunica=E7=E3o do SAPL. Se assim o fizermos,=
 a venda do SAPL ser=E1 a coisa mais f=E1cil do mundo. Ser=E1 como vender =
=E1gua mineral gelada no deserto.

Grande abra=E7o,

 H=E9lio Leite Teixeira
Assembl=E9ia Legislativa do Estado de Alagoas



----- Mensagem original ----
De: H=E9lio Teixeira <heliolteixeira em yahoo.com.br>
Para: Grupo Interlegis de Tecnologia <gitec em listas.interlegis.gov.br>
Enviadas: Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008 11:02:58
Assunto: Res: [gitec] Compra de Sistema de Controle do Processo Legislativo


Luciano e Angelo,

Voc=EAs est=E3o tocando num assunto que venho batendo a anos. Temos o melho=
r produto, com o melhor pre=E7o, feito sob medida para os clientes, e ainda=
 estamos perdendo "mercado". Isso =E9 inconceb=EDvel!!!!
A quest=E3o =E9 que todos os projetos desenvolvidos pelo Interlegis, inclui=
ndo o PPM, falta um elemento fundamental: o planejamento da comunica=E7=E3o=
. Enquanto essas iniciativas forem encaradas apenas como um desafio tecnol=
=F3gico e de log=EDstica, vamos continuar com essa situa=E7=E3o absurda. Um=
 verdadeiro contrasenso.
Observem que os editais de licita=E7=E3o e de contrata=E7=E3o de pessoal pa=
ra os projetos s=F3 contemplam as =E1reas de infra, software e log=EDstica.=
 =C9 necess=E1rio ter mais cuidado com a comunica=E7=E3o minha gente.
Isso realmente me angustia, como um produto da qualidade do SAPL n=E3o cons=
eguiu dominar o "mercado". =C9 um absurdo mesmo!!!!
Precisamos vender o nosso peixe com mais compet=EAncia!!!!!!!!!

Grande abra=E7o,

H=E9lio Leite Teixeira
Assembl=E9ia Legislativa do Estado de Alagoas



----- Mensagem original ----
De: Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>
Para: Grupo Interlegis de Tecnologia <gitec em listas.interlegis.gov.br>
Enviadas: Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008 9:32:51
Assunto: Re: [gitec] Compra de Sistema de Controle do Processo Legislativo


Luciano,

Pessoalmente, acho que os produtos Interlegis suprem a necessidade b=E1sica=
 de uma casa legislativa  e melhor ainda permitem a sua personaliza=E7=E3o,=
 vide (ALTO, ALPB, CM Catanduva e CM Campinas).
A meu ver o grande problema est=E1 no fato de mudar a cultura de uma casa q=
ue j=E1 se utiliza de um sistema como o Siscam, mas que isso poderia ser mu=
dado com um bom Marketing.

Abra=E7os

Angelo


2008/9/25 Luciano De Fazio <lucianodefazio em gmail.com>

Pessoal,

=C9 preocupante a
realidade do mercado de T.I. governamental, ao qual muitos de n=F3s estamos
subordinados. Fica evidente o n=EDvel de
relacionamento de algumas empresas de software com o poder p=FAblico, inclu=
sive as C=E2maras Municipais, que se tornam ref=E9ns de tecnologias
propriet=E1rias sob amea=E7a velada de descontinuidade de atividades
relacionadas ao uso da tecnologia j=E1 em produ=E7=E3o. =


Notem a coincid=EAncia das especifica=E7=F5es do seguinte software de proce=
sso legislativo: http://www.sinoinformatica.com.br/siscam/ , com os requisi=
tos do Edital (arquivo anexo).

N=E3o
h=E1 o que se discutir sobre a autonomia ou soberania de uma Casa
Legislativa na condu=E7=E3o de suas atividades administrativas, tampouco
sobre o aspecto pol=EDtico de suas decis=F5es. De forma alguma esta
mensagem tem malfadada pretens=E3o.

A quest=E3o =E9 que, diante da
exist=EAncia de produtos especializados para automa=E7=E3o do processo
legislativo, desenvolvidos pelo Programa Interlegis com apoio da
comunidade legislativa, sob licen=E7a de c=F3digo aberto, torna-se
incompreens=EDvel o disp=EAndio dos parcos recursos p=FAblicos exatamente
para a mesma finalidade, sobretudo por se tratar de aquisi=E7=E3o de
licen=E7a de uso de software (loca=E7=E3o). por prazo determinado.

Na qualidade de cidad=E3os e membros da comunidade legislativa, o fato nos =
remete a uma crucial reflex=E3o: =


1)
por que os Produtos Interlegis n=E3o evolu=EDram, ao longo dos diversos
anos de desenvolvimento, de forma com que possam atender de mais forma
abrangente a automa=E7=E3o do processo legislativo, a ponto de serem, neste
e em outros casos, totalmente ignorados como alternativa de
independ=EAncia e sustentabilidade tecnol=F3gica ? =


2) por outro
lado, a abordagem utilizada de divulga=E7=E3o da Plataforma Interlegis pode=
 ser considerada efetiva para conscientiza=E7=E3o de suas vantagens e benef=
=EDcios,
ou at=E9 mesmo de sua exist=EAncia ?

As respostas a essas quest=F5es poderiam ter o aspecto de auto-cr=EDtica, a=
final de contas estamos dentro
do contexto, seja no papel de comunidade, usu=E1rio ou no aux=EDlio ao
desenvolvimento dos produtos.

Abra=E7os a todos.


Luciano De F=E1zio

--
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-- =

Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
Assessor de inform=E1tica.
C=E2mara Municipal de Carneirinho.
www.cmcarneirinho.mg.gov.br
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cpd em cmcarneirinho.mg.gov.br - (34) 91414287 e 9978-5076
"Quis custodiet ipsos custodes?"

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