[gitec] Problemas com Imagem das Notícias

Quinta Setembro 25 11:32:14 BRT 2008

André Brum da Silva escreveu:
> Falando em tamanho de foto...
>
> estou com um problema parecido: o "tamanho" em Kb de fotos. Tenho fotos
> com alguns megas e gostaria de saber como faço para dimiuir para alguns
> Kb's sem perder muito a resolução.

Use o GIMP ou o Imagemagick. Com o GIMP, basta abrir a imagem,
redimensioná-la e salvá-la. Com o Imagemagick você poderá fazer isso em
um lote de fotos, com um único comando. Instale o Imagemagick:

$ sudo apt-get install imagemagick

E faça um looping no diretório em que suas fotos estão:

$ for i in *.jpg; do convert -resize 800x600 $i novo_$i; done

O -resize significa o tamanho da imagem em pixels e você pode
especificar também a qualidade da imagem com o parâmetro quality:

$ for i in *.jpg;
$ do convert -resize 800x600 -quality 80 $i novo_$i;
$ done

Eu geralmente não especifico o quality, deixo ele padrão.

Abraço,

--
Jean Ferri
Programa Interlegis - Brasília (DF)