Re: [gitec] Instalação e Uso do Portal Modelo

Sexta Setembro 12 09:43:15 BRT 2008

Ola Ivanilson,

n=E3o que eu esteja apenas "puxando a brasa pro meu assado", mas acho que v=
oc=EA
deve realmente considerar a contrata=E7=E3o de uma hospedagem profissional.

Pode lhe parecer um pouco estranho, mas eu sempre achei que hospedar sites
"em casa" algo bastante inadequado. Se voc=EA colocar na ponta do lapis s=
=F3 o
custo com energia el=E9trica que voc=EA ter=E1 deixando seu computador liga=
do 24
horas por dia pode sair mais caro que o valor que pagarias para uma empresa
de hosting fazer isso por voce. Isso somado ao fato de voce n=E3o ter que se
preocupar com todas as quest=F5es que foram levantadas nessa discuss=E3o, c=
omo
email, DNS, proxy, cache, etc.Eu ainda admito, por uma quest=E3o de
praticidade, que as Camara hospedem seus proprios sites quando tem
infra-estrutura dispon=EDvel e gente que conhece toda a tecnologia envolvida
(recorrendo a essa lista como um "quebra-galho" para tirar suas d=FAvidas),
mas acho que n=E3o =E9 o seu caso. Se o site em quest=E3o sair do ar pq fal=
tou luz
na sua casa justamente quando algu=E9m importante queria acessa-lo, saber=
=E1s o
que quero dizer :-)

Voc=EA obviamente n=E3o precisa concordar comigo (mesmo pq sou suspeito par=
a dar
esse tipo de parecer), mas fica a dica: tente avaliar realmente os custos e
beneficios envolvidos em contratar um provedor profissional e atente aos
riscos. Sites de institui=E7=F5es governamentais geralmente merecem um upti=
me
descente e um m=EDnimo de seguran=E7a (backup, replica=E7=E3o, etc).

Att.

Fabiano Weimar

> [...]
> tendo em vista que o Projeto Portal Modelo est=E1 baixado em meu HD, dedu=
zo
> que deverei manter a m=E1quina ligada 24 horas para que o internauta poss=
a ter
> acesso. Estou certo? Afinal, percebi que as mudan=E7as que fiz na adapta=
=E7=E3o
> dos conte=FAdos do Portal Modelo de acordo com os interesses da C=E2mara,=
 ficam
> gravadas no meu computador. Ou estou enganado? Me oriente por favor.

-- =

=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D
Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
Weimar Consultoria

Hospedagem Plone, Django, Zope 3, Grok...
http://www.pytown.com