[gitec] Enviar formulário por email

Quarta Setembro 10 15:22:55 BRT 2008

sergiodamiati em camaracampinas.sp.gov.br escreveu:
> Boa tarde pessoal. Criei um formulário no form controler e gostaria de
> fazer duas coisas:
>
> 1) Enviá-lo para um determinado email.

Use o objeto MailHost que já vem instalado no portal. Basta um Script
Python com um código como esse:

<codigo>
email = """From: email1 em dominio.com.br <email1 em dominio.com.br>
To: email2 em dominio.com.br
Subject: Título do e-mail

Texto do e-mail..."""

context.MailHost.send(email)
</codigo>

> 2) Guardar o form. Pensei em duas maneiras:
>    a) usar um BD relacional.
>    b) criar objetos tipo file no ZODB.

BD relacional é a melhor opção. Instale um conector para o seu banco
relacional e use ZSQLMethods para manipular os dados, da mesma forma que
o SAPL utiliza, mas com ZPT+PythonScript.

> Existe mais um aspecto. Cada form deverá gerar um número de registro que
> será passado junto com o form e guardado. Cada novo form de registro
> incrementará o registro, 1..2..3..etc.

Pode ser uma chave auto-incrementável do banco? Ou então incremente uma
variável do banco ou uma propriedade no zope (portal_properties).

> Jean, Tom, Luciano, ou quem souber poderia me dar um luz??
> Grato desde já.

Abraço,

--
Jean Ferri