[gitec] SAPL COMUNIDADE IMPORTANTE.....

jonas nepomuceno jonasrn em gmail.com
Quinta Julho 10 09:02:52 BRT 2008


O obrigado Angelo, mas essa é uma conquista de toda a comunidade...
e posso te dizer uma coisa.... todos nós podemos melhorar o SAPL ainda mais..

e a comunidade vai fazer isso....abraços

2008/7/9 Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>:
> Jonas,
>
>       Fico muito admirado e feliz pelo trabalho que fizeram com o sapl na
> Assembléia do Tocantins.
>      Acho interessante que o haja este tipo de movimentação em relação ao
> código do SAPL, a mesma forma que existe em relação ao kernel do linux e uma
> infinidade de produtos desenvolvidos colaborativamente.
>      Isso é um sinal que estamos mudando de patamar. Em minha modesta
> opinião já está mais que na hora do interlegis promover novamente aqueles
> treinamentos de ZOPE que existiram no passado, com o intuito de ampliar a
> base de desenvolvedores vinculadas ao legislativo.
>
> Abraços
>
> Angelo
>
> 2008/7/9 jonas nepomuceno <jonasrn em gmail.com>:
>>
>> Ivan Garcia , não diria necessáriamente uma customatização, diria sim..
>> uma realidade que enfretamos..ou seja: Exemplo:
>> só para vc ter uma idéia na primeira semana aqui na assembléia do
>> tocantins
>> recebemos 6 MIl requerimentos...só na primeira semana..entende ??
>> agora imagina 6 MIl requerimentos mais 6 MIL recibos?? daria 12 folhas
>> de papel. era inviavel para casa dobra esses gastos além de aumentar o
>> montante. embora os requerimos estivesse no sistemas...umas das coisa
>> que a gente fez foi imprimir o rebibo na parte de baixo do
>> requerimento, ou seja o próprio requerimento tem o seu codigo..
>> então já evitamos esse gasto, outras coisa imagina vc criar uma ordem do
>> dia
>> para uma casa na qual na primeira semana tem 6 MIl requerimentos...o q
>> fizemos
>> foi faciliatar a criação da ordem do dia...da forma que tava não daria
>> para satisfazer a casa, e da forma que tá:  voce criar e insere os
>> requerimentos em um clique..além da própria forma de receber as
>> proposições..pois do jeito que tá vc escolhe o Deputado do qual vai
>> receber o requerimento..
>> em um clique...só isso...em fim
>> entre várias outras coisas, o que eu posso dizer é o seguinte, antes
>> de fazer  colocações deem uma olhar no sistemas para depois fazer as
>> colocações pois
>> tudo que fizemos foi para contribuir para casa e para comunidade..
>> abraço amigo Ivan Garcia..
>>
>> posso dizer assim: que o SAPL...do jeito que tá ..tá muito prático..
>>
>> Em 09/07/08, Ivan Garcia<ivan em cmm.pr.gov.br> escreveu:
>> > Jonas,
>> > Eu acho importante que a comunidade avalie quais das funcionalidades
>> > customizadas por vocês poderiam ser incorporadas ao SAPL "original",
>> > permitindo que as atualizações sejam feitas através do subversion.
>> > Porque
>> > uma vez que você esteja utilizando uma versão customizada terá
>> > dificuldades
>> > em conseguir ajuda no caso de ocorrer problemas.
>> > Podemos citar um exemplo que tem ocorrido recentemente aqui na lista,
>> > com a
>> > implementação da interface do SAPL 2.2, o Luciano, bravamente, tem
>> > atualizado constantemente essa nova versão, até duas vezes num mesmo
>> > dia, e
>> > pelo subversion podemos ter essa correção implantada imediatamente.
>> > Imagine
>> > uma versão customizada como ficaria nesse caso. Aquelas Casas que
>> > possuem
>> > equipe disponível para lidar com essa customização podem fazer isso, mas
>> > não
>> > é o caso da maioria, imagino eu.
>> > Fica apenas aqui o meu alerta àqueles que desejam enveredar-se pelo
>> > caminho
>> > da customização.
>> >
>> > Ivan Garcia - Câmara Municipal de Maringá-PR
>> >
>> >
>> >
>> > -----Mensagem original-----
>> > De: gitec-bounces em listas.interlegis.gov.br
>> > [mailto:gitec-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de jonas
>> > nepomuceno
>> > Enviada em: quarta-feira, 9 de julho de 2008 11:09
>> > Para: gitec em listas.interlegis.gov.br
>> > Assunto: [gitec] SAPL COMUNIDADE IMPORTANTE.....
>> >
>> >        Amigos, nós da Assembléia Legislativa do Tocantins, realizamos
>> > muitas modificações no SAPL 2.1 original atendendo às solicitações da
>> > Assessoria do Plenário desta Casa.
>> >         Infelizmente, por se tratar de algo muito particular, se
>> > tornou complexo e não recomendável a atualização da versão original
>> > através de SVN.
>> >
>> >         Aqui em Tocantins, após as revisões feitas pela nossa equipe,
>> > o SAPL passou a ser usado em fevereiro de 2008 e vem se comportando de
>> > forma estável apesar do enorme fluxo de aproximadamente 7 mil
>> > requeriemntos submetidos no primeiro trimestre. Até esta data o número
>> > de submissões é de aproximadamento 9 mil proposições.
>> >
>> >       Na intenção de colaborar com a comunidade, estaremos
>> > disponibiliazando a versão por nós customizada.
>> >       Gostaríamos de saber da comunidade, qual a melhor forma de
>> > publicarmos esta versão.
>> >
>> >
>> > As alterações que consideramos mais importanes são:
>> >       1. A forma de recebimento das proposições: tornamos o processo
>> > mais
>> > simples a fim de dar aglidade ao processo uma vez que a Assessoria
>> > chegou a receber 5 mil proposições em uma única semana.
>> >       2. A composição da ordem do dia também ficou mais simples
>> >       3. Migração da base mysql para postgres: em anexo, segue o
>> > relátorio
>> > de migração e o esquema da base.
>> >       4. Disponilização das pautas das sessões em plenário e das últimas
>> > matérias aprovadas através de RSS.
>> >
>> > Na sequência listamos a maioria das modificações que realizamos no
>> > segundo semestre de 2007.
>> >
>> > Refizemos a interface, acrescentando e modificando css.
>> >
>> > Implementamos um módulo para sessões extraordinárias pela necessidade da
>> > casa
>> >
>> > Corrigimos falhas em alguns relatórios.
>> >
>> > Modificamos alguns Produtos relacionados a geração do XML de forma que
>> > o nome do parlamentar,datas, cabeçalhos padrões
>> > fossem introduzidos automaticamente.
>> >
>> > Migramos todo SAPL para uma base postgres corrigindo falhas de
>> > segurança.
>> >
>> > Indroduzimos um número de protocolo no próprio requerimento de forma a
>> > faciliar o
>> > manusei por parte do operador SAPL e Eliminar a impressão de recibo.
>> >
>> > Introduzimos a geração de PDF para os requerimentos.
>> >
>> > Customizamos o PDF da ordem do dia de acordo com as necessidades da
>> > casa.
>> >
>> > Para melhor organizar as proposições de cada parlamentar dividimos as
>> > proposições em  três grupos (Não recebidas,Recebidas,Em Elaboração),
>> > dessa forma ele visualiza no seu ambiente quais requerimentos já
>> > foram recebidos e quais vão ser recebidos ainda.
>> >
>> > Nos campos destinados a datas foi vinculado um calendário para
>> > facilitar o preechimento.
>> >
>> > Auteramos a forma do recebimento das proposições de forma que as
>> > proposições são listadas
>> > por parlamentar que por sua vez podem ser selecionados em um list box.
>> > Identificada a matéria o recebimento
>> > é feito com apenas um clique.
>> >
>> > Introduzimos preechimento automático com valores default em vários
>> > módulos e campos visando a agilidade no preenchimento.
>> >
>> > Em todos os relatorios o nome do parlamentar precedido pelo termo
>> > Deputado ou Deputada dependendo do sexo.
>> >
>> > Implemetamos um relatorio quantitativo.
>> >
>> > Implementamos um RSS para a ordem do dia e ultimas materias aprovadas.
>> >
>> > Limitamos o envio de requerimento ao formato XML.
>> >
>> > No processo de criação de uma matéria o campo ementa é prenchido
>> > automaticamente com o conteúdo da ementa da proposição
>> > XML enviada.
>> >
>> >
>> > Aguardamos os comentários da comunidade.
>> >
>> >
>> > --
>> > Site da Comunidade GITEC
>> > http://colab.interlegis.gov.br
>> >
>> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListaGitec
>> >
>> > Para administrar sua conta visite:
>> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec
>> >
>> --
>> Site da Comunidade GITEC
>> http://colab.interlegis.gov.br
>>
>> Para pesquisar o histórico da lista visite:
>> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListaGitec
>>
>> Para administrar sua conta visite:
>> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec
>
>
>
> --
> Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
> Assessor de informática.
> Câmara Municipal de Carneirinho.
> www.cmcarneirinho.mg.gov.br
> uaigeek.blogspot.com
> cpd em cmcarneirinho.mg.gov.br - (34) 91414287 e 9978-5076
> "Quis custodiet ipsos custodes?"
> --
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