Re: [gitec] AusÍncia

Ricardo V. Oriano ricardo em alesc.sc.gov.br
Sexta Fevereiro 29 10:23:04 BRT 2008

Ola, Luciano n=E3o fique triste n=E3o isto e a realidade dos nossos governa=
ntes.
Estou 25 anos na Assembl=E9ia de SC e por estas injusti=E7as que nunca quis=
 exercer um cargo de confian=E7a,  =

N=E3o se preocupe, nos s=F3 vamos embora na aposentadoria e eles logo logo =
estar=E3o indo.
Um grande abra=E7o   =

  ----- Original Message ----- =

  From: Luciano De Fazio =

  To: gitec em listas.interlegis.gov.br =

  Sent: Thursday, February 28, 2008 12:06 PM
  Subject: [gitec] Aus=EAncia

  Amigos da lista,

  Alguns dos companheiros devem estar estranhando minha aus=EAncia das disc=
uss=F5es da lista, e, considerando que aqui somos grande uma fam=EDlia, gos=
taria de tecer resumidamente algumas considera=E7=F5es sobre o fato, .

  H=E1 algum tempo, eu vinha enfrentando dificuldades para exercer minhas a=
tividades como Coordenador de Inform=E1tica e Tecnologia, cargo em comiss=
=E3o da C=E2mara Municipal de Catanduva. Isso explica minha aus=EAncia tamb=
=E9m do I Encontro do Gitec (isso mesmo !! antes mesmo do encontro, havia c=
erto desgaste).

  Depois de um longo tempo de reflex=E3o, realizamos um balan=E7o geral de =
tudo por que passamos no exerc=EDcio do cargo e chegamos =E0 conclus=E3o de=
 que conseguimos cumprir o que propormos quando aceitamos tal encargo, expl=
icando melhor, inicialmente encontramos a Edilidade sem qualquer estrutura =
de informatiza=E7=E3o e com t=E9cnicas arcaicas nos seus processos administ=
rativo e legislativo. Atualmente, gra=E7as ao apoio do Interlegis e dos com=
panheiros do Gitec, colocamos a C=E2mara num n=EDvel bem diferente do inici=
al, tendo inclusive independ=EAncia tecnol=F3gica.

  Nossa trajet=F3ria no Interlegis reporta-se aos idos de 1.999, quando o e=
nt=E3o Presidente Hor=E1cio Figueiredo J=FAnior recebeu de minhas m=E3os a =
ficha de ades=E3o ao Programa. Desde ent=E3o v=EDnhamos propagando a filoso=
fia e implementando paulatinamente seus produtos e servi=E7os, a exemplo do=
 SAPL, cuja utiliza=E7=E3o remonta aos anos de 2000/2001, ainda na vers=E3o=
 1.0 beta 1. Depois veio o SAAP e, mais tarde, o Portal Modelo, este =FAlti=
mo sendo imediatamente incorporado =E0 nossa estrutura, vez que utiliz=E1va=
mos Plone no portal institucional desde 2.003.

  Com apoio de um Vereador vision=E1rio, conseguimos aprovar lei municipal,=
 que instituiu prefer=EAncia pela utiliza=E7=E3o de software livre a todos =
os =F3rg=E3os da administra=E7=E3o municipal de Catanduva. Hoje a C=E2mara =
Municipal de Catanduva possui 98% de seu parque tecnol=F3gico baseado em c=
=F3digo aberto.

  Por=E9m, por motivos alheios =E0 nossa vontade, houve um desgaste, talvez=
 natural, pois o que era considerado um cargo t=E9cnico passou, repentiname=
nte, a ser tratado como um cargo pol=EDtico. Ali=E1s, Coordenador de Inform=
=E1tica era o =FAltimo cargo ocupado por crit=E9rios t=E9cnicos existente n=
a C=E2mara. Os demais cargos em comiss=E3o j=E1 estavam todos prenchidos po=
r indica=E7=E3o pol=EDtica.

  Tudo isso culminou no meu afastamento do cargo de Coordenador de Inform=
=E1tica e Tecnologia, em 06/02/2008. Na qualidade de servidor efetivo, reto=
rnei =E0s minhas atribui=E7=F5es =

  do cargo para o qual fui aprovado em concurso p=FAblico na C=E2mara.

  Como j=E1 vinha atuando como Consultor de inform=E1tica e sistemas em alg=
umas empresas e =F3rg=E3os da regi=E3o, resolvi usufruir de 90 dias de lice=
n=E7a-pr=EAmio para reorganizar minha vida profissional e estudar a melhor =
forma de continuar apoiando as a=E7=F5es da comunidade legislativa e do Pro=
grama Interlegis.

  Dessa forma, n=E3o abandonei o Gitec nem os amigos que conquistei ao long=
os dos anos, estou sim passando por um per=EDodo embrion=E1rio que talvez p=
ossa resultar numa maior aproxima=E7=E3o de nosso relacionamento profission=
al.

  Grande abra=E7o a todos.

  Luciano De F=E1zio

---

  -- =

  Site da Comunidade GITEC
  http://colab.interlegis.gov.br

  Para pesquisar o hist=F3rico da lista visite:

  Para administrar sua conta visite: