[gitec] Encriptar senhas no Linux

Sexta Dezembro 12 16:21:27 BRST 2008

Bom dia!

Alguém aqui sabe como é encriptada a senha do usuário no linux (antes de
salvá-la no arquivo */etc/shadow*)?

Eu gostaria de saber qual é a rotina, e quais parâmetros são usados, pois eu
gostaria de autenticar usuários através de script que estou fazendo.

Até sei que o caminho inverso não é possível, mas não é mesmo o caso...
Quero mesmo só encriptar uma senha informada, compará-la com a que esta
salva no arquivo /etc/shadow e depois informar ao usuário se esta correta ou
não.

[]'s

Cristiano
Timóteo/MG