[gitec] Projeto LTSP

Adriano Rafael Gomes adriano-gomes em camaranh.rs.gov.br
Quarta Dezembro 10 18:19:47 BRST 2008

Em Wed, 10 Dec 2008 15:31:36 -0200
"Silvia Z. de A. Rocha" <cpd em camaranf.rj.gov.br> escreveu:

> Oi Adriano,
> Você pode me dar mais informações sobre a utilização do LTSP aí? Não
> preciso de informações técnicas, mas do histórico do projeto, dos
> resultados, dos erros e acertos, etc. Obrigada

Oi, Silvia.

Usamos LTSP há quase 4 anos.

Uma coisa que gostamos muito no LTSP é a centralização. Mantemos o
software instalado somente no servidor LTSP, nos clientes não se
instala nada. Os arquivos dos usuários ficam no servidor de arquivos,
não armazenamos nada no cliente. Fica fácil de manter, pois precisamos
manter somente o servidor, e fazer backup de somente um ponto.

Nos clientes, usamos thin clients. Quando estraga um thin client,
colocamos outro no lugar e já sai funcionando, não precisamos perder
tempo instalando software e voltando backup.

Depois de tudo configurado, ficou mais fácil para nós mantermos
nossa rede usando LTSP do que da maneira antiga, com instalação de
software duplicada em cada computador e com os arquivos dos usuários
armazenados em cada computador.

O usuário ganhou um ambiente padronizado, com backup, mais capacidade
de processamento, equipamento silencioso, econômico, pequeno,
com software atualizado.

Se você tiver alguma dúvida específica, pergunte ;-)

Abraço.

--
Adriano Rafael Gomes
Analista de Suporte