[gitec] Florianópolis: Mapeamento de Áreas de Risco

mnerling em usp.br mnerling em usp.br
Segunda Dezembro 1 16:08:21 BRST 2008

Prezad em s GITEC's,
quero manifestar minha solidariedade à população catarinense atingida
pelo desastre ocorrido na semana passada.
Porém, gostaria de ir além da questão pontual de sermos solidários com
os nossos conterrâneos brasileiros, não só de SC, mas também do ES e RJ.
Quero chamar atenção para o fato de que "os municípios destruídos pela
chuva em SC não têm mapeamento das áreas de risco" [Folha, 28/11,C1].
A exceção é Florianópolis, a cidade que sofreu o menor impacto dentre
todas afetadas em SC.
É fundamental que os membros do Legislativo assumam esta tarefa junto
às suas municipalidades, ou seja, cobrar do Executivo a existência de
georeferenciamento e mapeamento, com o que se dá o primeiro passo para
diagnosticar áreas de risco e evitar tragédias como aquela ocorrida.
Isto, sem esquecer a idéia do software livre, evitando custos e
dependências de software proprietário.
As ferramentas já estão a disposição: www.osgeo.org; www.opengeospatial.org.
O mapeamento através de projetos colaborativos, a exemplo do
OpenStreetMap - OSM, são poderosos recursos para que as
municipalidades possam pensar e agir de forma diferente do que estamos
acostumados a ver estampadas em reiteradas tragédias humanas, sociais
e econômicas.
Eia aí mais um desafio para os cultores da tecnologia da informação
aplicada ao Poder Público.
Saudações legislativas,
Att.
Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling