[gitec] erro na inicialização do Plone 3,0

Jean Rodrigo Ferri jeanferri at interlegis.gov.br
Thu Sep 13 11:59:15 BRT 2007

herrmann at dcc.ufmg.br escreveu:
> Olá.

Olá Herrmann,

> Hoje resolvi experimentar instalar o Plone 3.0 lá no trabalho, para
> experimentar usá-lo para desenvolver o novo portal da Gerência Regional.
> Instalei no Conectiva 10 (era o que tínhamos).

Uhh, no Conectiva provavelmente você terá que instalar manualmente
algumas dependências.

O Plone 3.0 ganhou muitas funcionalidades interessantes para usuários
finais, mas mudou muita coisa e para os desenvolvedores está um saco.

Para produção você ainda encontrará algumas dificuldades com o Plone 3.0
pois a maioria dos produtos ainda não estão compatíveis e ele possui uma
série de bugs, por se tratar da 3.0 final. Com o passar do tempo estes
problemas tendem a se atenuar.

> Após a instalação, o Zope funciona, mas no endereço indicado na
> documentação do Plone (localhost:8080/Plone) vem a mensagem de página não
> encontrada.

Ou seja, o Zope não conseguiu subir o serviço...

> Ao iniciar o Zope com o comando "/opt/Plone-3.0/zinstance/bin/zopectl fg",
> para ver as informações de debug, aparece uma mensagem de erro indicando
> que falta o pacote libxml2. Fiz "sudo apt-get install libxml2", e
> verifiquei que realmente o libxml2 foi instalado, mas a mensagem de erro
> continua aparecendo. Pelo visto ele é usado por um componente chamado
> "Marshall". Alguém também teve esse problema com o Plone?

Mesmo que o apt tenha conseguido instalar a libxml2 você precisará se
certificar de que esta lib foi instalada no diretório 'site-packages' do
Python que está sendo utilizado pelo Zope. Se o Zope não está usando o
Python do sistema, a instalação via APT não terá efeito nele.

> Um problema que apareceu mas resolvi é que, mesmo instalando como root, o
> usuário "plone" que, segundo a documentação, deveria ser criado
> automaticamente, não é criado. Por causa disso, logo após a instalação, o
> Zope nem iniciava. Resolvi o problema criando o usuário manualmente e
> ajustando as permissões de grupo corretamente no diretório zinstance. Fica
> dada a dica.

Não sei qual documentação você utilizou como referência, mas se você
instalou o Zope a partir dos fontes esse usuário não será criado. A
menos que você instale a partir de um instalador e que eu me lembre só
cria o usuário no window$.

Para qualquer *nix você terá que criá-lo manualmente, mudar a
propriedade dos arquivos e diretórios do Zope para este usuário e
levantar o Zope com ele. O root só vai funcionar se o Zope servir em
portas baixas, abaixo de 1024, a menos que você dê algumas permissões
nos diretórios, conforme a documentação contida no pacote do Zope.

> Obs.: Lá no INSS "não temos internet", o que dificulta muito procurar por
> soluções para os problemas que naturalmente vão aparecer. O próprio Plone
> eu tive que baixar no meu computador pessoal, em casa, e levar para o
> trabalho num meu pendrive!

Uhh, daí fica difícil... :-(

Espero, sinceramente, que isto seja algo eventual e não uma diretriz da
organização! ;-)

> Obs.(2): Ao buscar no google sobre a configuração de línguas do Zope,
> encontrei um pedido de informação numa lista, em *2003*, de ninguém menos
> que o nosso ilustre colega, Jean Ferri:
> http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2003-09/msg00172.html
> :)

Legal, me deu uma saudade do FreeBSD agora... Ok, já passou! ;-)

Abraço,

--
Jean Ferri
Programa Interlegis - Brasília (DF)