[gitec] Hospedagem Servidor Linux para Luciano e a quem possa interessar

Luciano De Fazio luciano at camaracatanduva.sp.gov.br
Wed May 23 10:49:19 BRT 2007

Bom dia, Leonardo.

Vamos por partes:

CONEXÃO:

Como vc conecta e autentica sua conexão ADSL ?  Tem um modem para isso
ou é feito através de algum PC ??

Tal informação é necessária para definir se haverá redirecionamento de
portas TCP deste dispositivo (chamado roteador) para o servidor interno
do Portal Modelo.

SERVIDOR:

Se sua intenção é apenas hospedar o Portal Modelo, basta ter o Ubuntu
Breezy instalado para implantar o software, conforme instruções contidas
no Colab.

DOMÍNIO:

Essa é uma dúvida recorrente aqui na lista do Gitec.

Quando se registra um domínio, é necessário ter dois servidores DNS
(master e slave) configurados para responder por ele na Internet. Isso
se chama "manutenção de domínio", cujo conceito é diferente de
apontamento de índice para determinado endereço IP.

A Câmara não precisa possuir esses dois servidores DNS na Internet para
manter seu domínio. Basta contratar esse serviço (manutenção de domínio)
de algum provedor de Internet. Em seguida, basta passar ao órgão
responsável pelo registro do domínio os dois endereços IP's fornecidos
pelo provedor.

Obs.: Parece-me que o Interlegis cogita a disponibilização de servidores
DNS para uso das casas legislativas, mas não tenho conhecimento se já
foram implantados.

Depois disso, vc simplesmente solicita ao provedor (que a partir deste
ponto é reponsável pela manutenção do domínio) o apontamento do índice
WWW para o seu endereço IP válido na Internet

Com tais informações poderemos determinar quais serão os procedimentos
de configuração e os aplicativos necessários para ter sua estrutura de
publicação do Portal Modelo em funcionamento.

Abraço,

Luciano De Fázio
Coordenador de Informática e Tecnologia
Câmara Municipal de Catanduva - SP