[gitec] copiar/colar

camaradeportao camaradeportao at terra.com.br
Wed Mar 28 11:10:53 BRT 2007

Segue ai amigo:

Como fazer um VirtualHost

 Para deixar o Portal Modelo ou SAPL com a URL correta e bonita, algo como:

http://portalmodelo.interlegis.gov.br

Você precisa instalar o Apache2 e configurar um VirtualHost.

Se a sua rede já sabe resolver o nome (URL) do Portal Modelo, SAPL, etc, ou seja, seu DNS já está configurado, você
poderá criar um arquivo:

sudo vi /etc/apache2/sites-available/portalmodelo

E configurar o VirtualHost:

NameVirtualHost 10.10.10.10:80
<VirtualHost 10.10.10.10:80>
   ServerName portalmodelo.interlegis.gov.br
   ServerAlias portalmodelo
   ServerAdmin admin at portalmodelo.interlegis.gov.br
   CustomLog /var/log/apache2/access_portalmodelo.log combined
   ErrorLog /var/log/apache2/error_portalmodelo.log
   RewriteEngine On
   RewriteCond %{HTTP_HOST} ^([^:]+)(:|$)
   RewriteRule ^(.*)$ http://localhost:8180/VirtualHostBase/http/%1:80/portal/VirtualHostRoot$1 [P,L]
</VirtualHost>

Considerando que o Apache esteja no mesmo servidor que o Portal Modelo, esse virtual host passará todas as requisições
que receber no domínio configurado para o Zope, com a URL reescrita em conjunto com o Virtual Host Monster que deve
estar habilitado na raiz do Zope.

Não esqueça de alterar todas as informações (IP, email, nomes, portas, etc.) desse VirtualHost, adaptando-as para o seu
caso.

Antes de habilitar o VirtualHost criado, você precisará habilitar os módulos rewrite e proxy do Apache, fazendo um link
simbólico dos arquivos /etc/apache2/mods-available/rewrite.load e /etc/apache2/mods-available/proxy.load no seu
respectivo diretório de módulos habilitados, o /etc/apache2/mods-enabled. Para isso abra o terminal e digite:

$ cd /etc/apache2/mods-enabled

Para criar o link do módulo "proxy", digite no terminal:

$ sudo ln -s /etc/apache2/mods-available/proxy.load

Para criar o link do módulo "rewrite", digite no terminal:

$ sudo ln -s /etc/apache2/mods-available/rewrite.load

Considerando que você instalou o Apache 2, e esse VirtualHost foi criado no diretório /etc/apache/sites-available basta
habilitá-lo criando um link simbólico para o arquivo/etc/apache/sites-avaliable/portalmodelo no
diretório /etc/apache/sites-enabled. Para isso abra o terminal e digite:

$ cd /etc/apache2/sites-enabled

Para criar o link do "VirtualHost", digite o seguinte no terminal:

$ sudo ln -s /etc/apache2/sites-available/portalmodelo

Apos feitas as configurações, reinicie o Apache e estará tudo funcionando. Para isso abra o terminal e digite:

$ sudo /etc/init.d/apache2 restart

Se sua rede não conhece o nome (URL) do SAPL você pode fazer de duas maneiras, através do arquivo /etc/hosts ou
através do DNS mesmo, que é o ideal.

Anexos

 portalmodelo (459 bytes) - Exemplo de configuração do VirtualHost para o PortalModelo? em Mossoró-RN, adicionado por
jeanferri em Wed Mar 21 09:49:45 2007.
 sapl (406 bytes) - Exemplo de configuração do VirtualHost para o SAPL em Mossoró-RN, adicionado por jeanferri em Wed
Mar 21 09:50:22 2007.
 saap (411 bytes) - Exemplo de configuração do VirtualHost para o SAAP em Mossoró-RN, adicionado por jeanferri em Wed
Mar 21 09:50:44 2007.

Atenciosamente,

Ademir Santos
Câmara Municipal de Portão/RS