Res: Res: [gitec] Dúvida de utilização da lista!

Hélio Teixeira heliolteixeira at yahoo.com.br
Fri Mar 23 17:35:45 BRT 2007


Vitor,

Faço minhas as palavras do Cristiano, todos sabemos como funciona um forum, e sabemos que é uma tecnologia bastante poderosa para a troca de informações, etc... A questão aqui é o que temos funciona muito bem e pode facilmente ser incorporado à rotina diária das pessoas da Comunidade, pois pelo menos a Caixa Postal a pessoa tem que abrir, e estamos bastante satisfeitos com ele.

Quanto as suas desculpas, não sã necessárias, pois esse é um lugar de discussão mesmo. Onde a controvérsia é alimentada e até incentivada. 

Seja muito bem-vindo à nossa Comunidade.

Quanto à implantação do PM e SAPL, estou à sua disposição para ajudar no que for necessário, meu telefone é (82) 9948-1355, meu msn é heliocma at hotmail.com, se vc preferir a gente pode conversar online.

[]'s
 
Hélio Teixeira
Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas



----- Mensagem original ----
De: Vitor Beltrão <vitorbcm at gmail.com>
Para: Grupo de Trabalho Interlegis de Tecnologia <gitec at listas.interlegis.gov.br>
Enviadas: Sexta-feira, 23 de Março de 2007 14:51:02
Assunto: Re: Res: [gitec] Dúvida de utilização da lista!

hehehe só me resta concordar também. Concordo com o Adriano, Hélio, Cristiano, Ivan, Ishida e Arthur. "Em time que tá ganhando não se mexe". Bom acho que não tem o que testar então. Se a maioria já está acostumada com o sistema em questão, e como o pessoal falou, "a implementação do fórum dividiria a comunidade", eu voto para que continue com está. 

Só pra esclarecer... num fórum como o phpbb todos os usuários estão aptos para ler/escrever mensagens, só sendo impedidos se um administrador o banir por desrespeitar as regras do fórum. Regras estas que seriam criadas pela própria comunidade (respeitando assim o espírito democrático da mesma). Funcionam apenas como um termo que você aceita para utilizar o sistema/serviço (assim como os termos de uma licensa GNU/GPL). Se desrespeitar um ou outro termo num quer dizer que será banido imediatamente não. O usuário poderia ser advertido e se reincidir com a mesma falta, aí sim ele seria afastado ou não (podendo haver ainda um julgamento em que todos os membros da comunidade votariam pela permanencia ou pelo seu afastamento através de uma enquete). Quanto a hierarquia de usuários... Admin, Moderador, usuário. Admin por se só já se traduz, é a pessoa que admistra o sistema. O Moderador só organiza e aplica as regras do sistema. Por exemplo: Se não for permitido ofensas (previsto
 nas regras, salvo em um fórum off-topic) o moderador pode apagar ou mover a mensagem que contenha conteúdo ofensivo. Digo mover a mensagem para um fórum apropriado como Off-topic onde seria permitido, dentro de um certo critério, esses tipos de mensagens ou tópicos como acontece em alguns fóruns são permitidos. O Moderador é apenas um organizador que auxilia o admin. O usuário é a pessoa que lê/escreve mensagens e cria tópicos. Para ler mensagens não é necessário cadastro, bastando apenas acessar o endereço do forum e através do sistema de busca, procurar o que está procurando. Inclusive pode-se indexar o fórum ao sistema de busca do google, o que ao meu ver não é necessário uma vez que o sistema de busca utilizado pelo phpbb é o mesmo utilizado pelo google ( http://www.phpbb.com/search/?q=forum ). Outra coisa é que nesse sistema cada usuário tem uma conta que pode ser utilizada para enviar/receber mensagens privadas sem necessitar enviá-las por e-mail (não sobrecarregando
 assim as contas de e-mails dos usuários). O sistema é altamente costomizável. Quanto a facilidade de uso, o que tenho a dizer é que se as pessoas que participam dessa lista sabem enviar e-mail (acredito que todos saibam, se não não teriam conseguido envia suas mensagens para a lista) não sentirão nenhum problema em "operar" um fórum, uma vez que o princípio seja o mesmo. :D 

Pra finalizar quero chamar a atenção do pessoal pra uma questão muito importante. Utilização de novas tecnologias é uma forma de adquirir conhecimento. Eu me pergunto o seguinte (não sei se vocês concordarão comigo) se uma determinada pessoa é capaz de implementar (e "operar") sistemas como SAPL e Portal Modelo (que requerem que se adquira um certo conhecimento), serão elas capaz de "operar" um fórum de discussões? (Eu posso está errado, me desculpem e desconsiderem essa colocação se for o caso, mas...) Eu acredito que Sim. Se não como todas essas pessoas aprenderam a utilizar a lista, ou mesmo como essas pessoas aprenderam a enviar e-mails? Utilizar sistemas como o SAPL e o Portal Modelo? 

Quero agradecer aqui a todos que participaram dessa discussão. E pedir disculpa por já entrar causando talvez um certo tumulto. Desculpem qualquer coisa. 

É isso! Abraços. []s

Em 23/03/07, Ivan Garcia < ivan at cmm.pr.gov.br> escreveu:
Boa tarde pessoAll,

 

Concordo inteiramente com o Hélio, a criação de um fórum, mesmo que para teste seria desagregador. 

A participação nesta lista me levou a ter confiança suficiente para trazer para a CM Maringá os produtos do Interlegis e também a utilizar (em parte, ainda) SL, principalmente pela facilidade que temos no suporte aqui da lista e pela disponibilidade que os membros se apresentam para ajudar, principalmente nossos gurus. 

Apesar de não postar frequentemente na lista, leio atentamente TODAS as mensagens postadas, porque sei que um dia poderei estar na mesma situação. E é muito simples pesquisar as mensagens antigas (o Cristiano já postou o endereço nessa discussão) e buscar as soluções. 

Tenho dúvidas se as discussões se dessem por meio de um fórum eu teria essa mesma disposição, uma vez que através do email não tenho como fugir das mensagens. 

 

Ivan Marcos de Souza Garcia

Câmara Municipal de Maringá-PR 

Em 23/03/07, "Cristiano L. Campos (Timóteo - MG)" <cpd at camaradetimoteo.mg.gov.br> escreveu:
Quando eu crescer quero ser igual ao Hélio "Papai do céu"!!!!! Ops... 
crescer não né... no caso encolher... huahuahua

Mas o Hélio falou tudo... essa lista é boa demais... já me salvou muitas
vezes e salva muita gente... divitir atenção só vai complicar...
Hélio... parabéns, depois dessa nem tem o que discutir.... 



--
[]'s

Cristiano Lage Campos
Analista - C.P.D.
CMTimóteo - MG
(31)3847-4093
(31)9304-0665

Em 23/03/07, Hélio Teixeira <heliolteixeira at yahoo.com.br > escreveu:
Pessoal, 
 
Como sempre concordo com os nosso companheiros Cristiano e Ishida, pois não tenho nenhuma dificuldade para organizar e recuperar as informações das discussões travadas aqui na lista. 
Mas quero trazer novos argumentos para a discussão, que talvez os nossos novos companheiros de trincheira ainda não sabem.
Esta lista, há muito tempo, deixou de ser uma lista puramente para discutir aspectos da Tecnologia da Informação, e se transformou no que o nosso guru e mestre Paulo Fernandes brilhantemente denomina "Comunidade de Prática". É justamente por isso, que avalio como inadequado a criação de um forum, que pelas suas regras (muito chatas e muito rígidas na maioria das vezes!!!!), estrutura hierárquica (moderador, membros, workflow para "aprovação" de mensagens, etc...) e compartimentalização dos conteúdos, iria tolher muito a liberdade e a riqueza dos debates aqui travados. 
É importante frisar que o sucesso da nossa lista e o seu crescimento vertiginoso nos últimos tempos se deu principalmente pela sua horizontalidade, e pela facilidade para postagem de mensagens e pela liberdade de discussão dentro dela e principalmete pelo fato de toda discussão acontecer através de emails. Mandar um email e "operar" uma caixa postal é algo muito comum e fácil de fazer. E aqui entra um novo complicador na hitória, que certamente, está sendo esquecido pelos que defendem a adoção e um forum. 
Depois e a partir do PPM muitos novos usuários foram cadastrados na lista, usuários como a nossa querida Dona Maria José responsável pelo setor de Contabilidade da Câmara Municipal de Itabaina-SE, para qual abrir um email e mandar uma mensagem é algo corriqueiro e segundo suas próprias palavras, é uma das únicas atividades que o seu tempo permite realizar no computador: "Meu filho eu tenho muito trabalho aqui, eu só tenho tempo de abrir meu email, não tenho tempo de ficar brincando no computador", ontem fiquei divagando, tentando imaginar como seria difícil para Dona Maria José arranjar tempo para além de abrir sua caixa postal, abrir também o nosso forum de discussão. Tenho certeza que se criarmos um forum, pessoas como a Dona Maria José seriam naturalemente excluídas da discussão, pois essas pessoas não têm tempo. O forum estaria fadado a ser um território habitado quase que exclusivamente por "experts". 
Outra questão importante, e os nossos companheiros PPM'ers podem testemunhar, é que o nível de conhecimento de muitos dos novos integrantes de câmaras municipais recém cadastrados na lista, é muito incipiente. A maioria sabe como abrir um email, mas quase que sua  a totalidade, principalmente aqueles das Câmaras de cidades menores, sequer ouviram falar de um forum, e os que já ouviram falar, não sabem como operar. 
A criação de um forum paralelo à lista, seria um erro pois correríamos o risco de dividir, desnecessariamente, o conteúdo das nossas discussões. Seria, na prática, substituir algo que funciona, e muito bem por sinal, por uma tecnologia inacessível para uma parte importante da nossa Comunidade. 
Por todos estes motivos, sou contra a criação de um forum, pois tenho muito claro que devemos fortalecer e manter as caracterísitcas (horizontalidade, liberdade de expressão, facilidade para postar, etc) que foram determinantes para o sucesso e vigor da nossa lista, por isso temos que mantê-la acessível, principalmente para aqueles que estão chegando agora. 
 
Hélio Teixeira
Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas 

Em 23/03/07, "Cristiano L. Campos (Timóteo - MG)" <cpd at camaradetimoteo.mg.gov.br > escreveu:

    Arthur Henrique Pimentel escreveu:
    > Pessoal,
    >
    > Concordo com o Adriano, Hélio, Cristiano e Ishida, eu também não tenho
    > nehuma dificuldade para orgaizar as minhas mensagens e muito menos 
    > para recuperá-las.
    > Além do mais avalio que a maior força desta lista é a liberdade que
    > todos têm para "postar" nela. Além de não ter uma estrutura
    > hierárquica, muito comum na maioria dos forums que conheço e que 
    > participo. Aliás não aguento mais a "burocracia" de alguns forums que
    > participo.
    > Acho que a iniciativa dos colegas é bastante válida mas voto pela
    > permanência do sistema atual. 
    > Acho também que criarmos um forum paralelo à lista vai, de certa
    > maneira, dividir o conteúdo e a riqueza das discussões que aqui se
    > dão. Além de criar, desnecessáriamente. dois "reositórios" de conteúdo. 
    >
    É engraçado como alguns temas fazem nossa lista pegar fogo...
    hehehehe.... esse pelo jeito vai longe...

    Bem, realmente um fórum necessita de muitas regras para funcionar, sei
    porque participo de alguns... nossa lista é bem mais light, apesar que 
    alguma organização seria bem vinda, e volto a bater na tela de se ter
    duas fontes para pesquisa... acho complicado, acho que estariamos
    dividindo os assuntos, uns poucos aqui, outros lá no fórum, e depois 
    fica mais díficil encontrar nossa resposta, por isto não acho assim tão
    viável manter dois lugares para poder tirar dúvidas e postar problemas.

    Quando a uma sala no IRC, é uma boa idéia quando se olha na agilidade 
    que poderá ter para resolver um problema, mas, porém, contudo, todavia,
    perderiamos o histórico da resolução do problema que se perderia quase
    que instantaneamente. Na lista, por mais que se demore para resolver um 
    problema (em relação a um bate papo, seja no IRC, seja no Mensageiro)
    todos terão acesso àquela informação, e depois todos terão a
    possibilidade de realizar uma busca e resolver seu problema sem que
    tenha que recorrer ao envio de um novo email.

    Por fim, mais uma vez eu volto a postar o endereço que permite busca em
    nossos emails aqui da lista, acho ele muito importante.

    http://genesis.interlegis.gov.br/tecnologia/lista/

    Mas como é bom ver essa lista assim... fervilhando... mensagens a toda
    hora... só não vamos esquecer do nosso Encontro... é o Encontro da
    comunidade aqui, da nossa lista... hehehehehe 

    --
    []'s

    Cristiano Lage Campos
    Analista - C.P.D.
    CMTimóteo - MG
    (31)3847-4093
    (31)9304-0665

    Mensageiro: cristiano
    Msn: cristiano_lc at msn.com
    JABBER ID: clcampos at jabber.org

    --
    Comunidade GITEC
    http://colab.interlegis.gov.br 
    http://genesis.interlegis.gov.br

    Para pesquisar o histórico da lista visite:
    http://genesis.interlegis.gov.br/tecnologia/lista 

    Para administrar sua conta visite:
    http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec
-- 
Comunidade GITEC
http://colab.interlegis.gov.br
http://genesis.interlegis.gov.br

Para pesquisar o histórico da lista visite:
http://genesis.interlegis.gov.br/tecnologia/lista

Para administrar sua conta visite:
http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gitec

__________________________________________________
Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/attachments/20070323/b761f479/attachment.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão Gitec