[gitec] Windows Vista - Reconhecimento de Voz!! PERFEITO!!

xiru xirumacanudo at gmail.com
Tue Jun 19 09:07:09 BRT 2007

On 6/19/07, Fernando Ciciliati <ciciliati at gmail.com> wrote:
> [...]
>
>        Há uns cinco anos fomos visitados no Prodasen pelo pessoal do
> Instituto Genius (http://www.genius.org.br/). É um instituto de pesquisa
> baseado em Manaus e, à época, patrocinado pela Gradiente.
>
>         Havia nele um grupo de pesquisadores europeus que eram
> considerados os "papas" na área, e eles tinham chegado a soluções
> interessantes, dentro dessas considerações que você colocou:
> independência de locutor, fala contínua, reconhecimento automático
> de mudança de locutor, etc... Seria a solução ideal. Porém não sei
> como andou o projeto... Eles tinham problemas com o Português,

Interessante. Meu grupo de pesquisa na UFRGS trabalha em cooperação
com um grupo de Lisboa, Portugal (INESC-ID). Nós somos provavelmente
os que mais pesquisam na área de voz para o Português do Brasil e
Europeu. Não conheço outro grupo que tenha pesquisado essa área :-)

>         Um dos "cientistas" tinha como objetivo máximo ser capaz de
> fazer a ferramenta reconhecer um discurso do Pedro Simon. :))
> Se nem a gente sempre consegue, pobre computador...

Bahh... sou grande fã do Simon (ele já foi governador do RS). Os
discursos dele seriam certamente um desafio ao "machine learning" (os
dele e os do falecido Brizola, conhecido por sua "prosódia" :-)

Foi interessante ter esse primeiro contato. Se minha pesquisa render
algo de útil, lembrarei de reportar ao gitec.