[gitec] WebMail

Jean Rodrigo Ferri jeanferri at interlegis.gov.br
Wed Jun 13 19:30:55 BRT 2007

jlsmendes escreveu:
> Ângelo, boa tarde, oque eu quiz dizer é tipo assim ter um domínio e ter um WebMail no portal.
> Não sei se já tem esse produto disponibilizado.
> É que aqui na Câmara não temos um e-mail com domínio próprio, Ex.: presidencia at camaravassouras.rj.gov.br.
> Queria saber se é possível e como implemento essa funcionalidade.
> E esse Google for Apps, existe algun tutorial que eu possa seguir?

A gente até implementou um WebMail no Portal Modelo, mas ele não ficou
muito bom pois ficou lento e ainda faltam várias funcionalidades. Eu
acho que fazer um WebMail é reinventar a roda, já que existem tantos
produtos já prontos e bons.

Você pode usar algo como o WebMail do Google, como o Angelo sugeriu, ou
instalar um em seu servidor, como por exemplo o RoundCube[1].

Para colocá-lo dentro do Portal Modelo você pode usar uma 'Janela' e
apontar o link em que está respondendo o seu WebMail. Ele vai ficar
encapsulado em um iFrame dentro do seu portal.

Esse recurso pode ser utilizado para encapsular várias outras coisas no
Portal Modelo, por exemplo, aplicações web legadas que você tenha em sua
casa.

[1] http://roundcube.net/

Abraço,

--