Re: [gitec] Idéias para o Novo SAAP.

Daniel Toledo daniel at camaramatao.sp.gov.br
Wed Jan 31 17:09:11 BRST 2007


Rafa,


Estive conversando com o Petrônio, na última vez que fui ao Interlegis, e 
ele possui ótimas idéias para o SAAP.
Ele citou um sistema de workflow dos senadores que pareceu excelente para 
incorporar no SAAP.

Petrônio! Se você ainda se lembrar do nosso papo, passe os dados para a 
Raphaella.


Abraços,

DANIEL TOLEDO (Vin Diesel)
Assessoria de Informática
Câmara Municipal de Matão (SP)



----- Original Message ----- 
From: "Rafahela Bazzanella" <rafahelabazzanella at interlegis.gov.br>
To: "Grupo de Trabalho Interlegis de Tecnologia" 
<gitec at listas.interlegis.gov.br>
Sent: Wednesday, January 31, 2007 2:44 PM
Subject: Re: [gitec] Idéias para o Novo SAAP.


>
>> Jean, Raphaela e Helder (e, é lógico: PessoALL )!!!
>
> Caros amigos, Daniel,
>
>
>> Peço desculpas, por não postar isto no Colab mas, tentei acessar e não 
>> consegui.
>> - Ele está fora do ar?
>
> Peço desculpas também, por não ter postado ainda na lista para dizer que é 
> com muito prazer que estou de volta ao Interlegis e agora com força total 
> para migrarmos o SAAP.
>
>> Bom, já que vocês devem estar com a "mão na massa" no novo SAAP - achei 
>> melhor não esperar e escrever na lista para agilizar e não atrapalhar 
>> vocês que já devem ter escrito várias novas linhas no novo SAAP.
>
> Por enquanto estamos em fase de levantamento dos dados e análise dos 
> problemas. Estou criando um relatório que vai conter sugestões de 
> melhorias após este levantamento. Já conversei um pouco com o Helder e o 
> Sérgio, vou esperar algumas sugestões deles também.
>
> Quanto às sugestões do Daniel, foram muito pertinentes e com certeza 
> analisaremos e colocaremos no relatório como melhoria o que for surgindo 
> na lista e claro, citando a pessoa que o sugeriu.
>
> Até dia 15/02 esta será minha tarefa, depois arregaçamos as mangas e 
> colocamos a mão na massa. :)
>
> Grande abraço a todos,
> Rafa
>
>> Seguem algumas sugestões (s.m.j) para o novo SAAP:
>>  1) - O novo SAAP poderia ter um importador de dados de outros 
>> aplicativos. Assim, bastaria que o aplicativo antigo do vereador 
>> exportasse os dados em algum arquivo e trabalhássemos o mesmo para 
>> disponibilizar os dados em arquivos CSV, TXT, etc - utilizando o layout 
>> especificado pelo SAAP;
>>  2) - O novo SAAP poderia ter um recurso de 
>> Centralização/Descentralização de Áreas de Trabalho para os casos de 
>> Reeleição Ou Não de Parlamentares.
>> Explicando:
>> 2.1 - O Administrador de Sistemas da Casa Legislativa instala o SAAP num 
>> dos servidores da rede;
>> 2.2 - Cadastra as Áreas de Trabalho dos vereadores A. B, C, D, E, F, G, 
>> H, etc.
>> 2.3 - Os vereadores e seus assessores alimentam as respectivas Áreas de 
>> Trabalho durante os 4 anos do mandato;
>> 2.4 - Após as eleições, os vereadores F, G e H não conseguem ser 
>> reeleitos;
>> 2.5 - O "caridoso" Administrador de Sistemas da Casa Legislativa, 
>> solicita aos vereadores não reeleitos para que tragam seus micros para a 
>> instalação do Ubuntu e do SAAP nestas máquinas;
>> 2.6 - O "caridoso" Administrador de Sistemas da Casa Legislativa, através 
>> de um (ou mais) comando(s) no SAAP central extrai somente a Área de 
>> Trabalho do vereador F e insere a mesma no SAAP do computador da casa do 
>> respectivo vereador. Idem para os vereadores G e H;
>> 2.7 - Durante os próximos 4 anos, os agora ex-vereadores F, G e H 
>> trabalham, alimentam com dados e utilizam os seus respectivos SAAP nas 
>> suas residências, escritórios, etc;
>> 2.8 - Após os 4 anos, os ex-vereadores F, G e H são eleitos e retornam à 
>> Casa Legislativa;
>> 2.9 - O "incansável" Administrador de Sistemas da Casa Legislativa extrai 
>> a Área de Trabalho do computador do vereador F e insere a Área de 
>> Trabalho no SAAP do servidor da Casa Legislativa - anexando-a ao conjunto 
>> das demais Áreas de Trabalho;
>> 2.10 - Os vereadores que retornam à Casa Legislativa continuam a utilizar 
>> e atualizar suas respectivas Áreas de Trabalho que os acompanham dentro 
>> ou fora do Poder Legislativo;
>> 2.11 - Uma observação importante é que as novas versões do SAAP possam 
>> importar Áreas de Trabalho de SAAPs mais antigos, pois os vereadores que 
>> estiverem utilizando o SAAP (fora do mandato) provavelmente não vão 
>> atualizá-lo para as novas versões, etc durante este período.
>>  3) - Criar no novo SAAP um sistema de envio de e-mails. O SAAP atual já 
>> cria cartas, etc fazendo a mala direta convencional em papel mesclando os 
>> dados com o banco de dados, etc. Acho muito útil, criar um sistema em que 
>> o SAAP do Parlamentar envie ofícios, informativos e demais 
>> correspondências criando e-mails e os enviando automaticamente com base 
>> em uma consulta do banco de dados. Este sistema poderia ser parecido com 
>> o envio de informativos do Portal Modelo, etc. Este sistema teria um 
>> local onde seria cadastrado o endereço do servidor SMTP e demais dados da 
>> conta de e-mail do Parlamentar, etc. Poderia ter também um mecanismo que 
>> permitisse enviar os e-mails independente das restrições da política de 
>> e-mails da Casa Legislativa - Explicando melhor: Na CM de Matão (SP) o 
>> provedor não aceita o envio de e-mail que possuam mais de 17 
>> destinatários (somando os campos Para, CC e CCo). Desta forma, quando um 
>> parlamentar precisa enviar e-mail para muitas pessoas, ele faz várias 
>> mensagens contendo 17 destinatários em cada mensagem. Enfim, são estas as 
>> idéias que me ocorreram até o momento para o novo SAAP.
>>  Espero ter ajudado em alguma coisa.
>>  Abraços,
>>  DANIEL TOLEDO (Vin Diesel)
>> Assessoria de Informática
>> Câmara Municipal de Matão (SP)
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