[gitec] Idéias para o Novo SAAP.

Rafahela Bazzanella rafahelabazzanella at interlegis.gov.br
Wed Jan 31 15:44:45 BRST 2007


> Jean, Raphaela e Helder (e, é lógico: PessoALL )!!!

Caros amigos, Daniel,


> Peço desculpas, por não postar isto no Colab mas, tentei acessar e não 
> consegui.
> - Ele está fora do ar?

Peço desculpas também, por não ter postado ainda na lista para dizer que 
  é com muito prazer que estou de volta ao Interlegis e agora com força 
total para migrarmos o SAAP.

> Bom, já que vocês devem estar com a "mão na massa" no novo SAAP - achei 
> melhor não esperar e escrever na lista para agilizar e não atrapalhar 
> vocês que já devem ter escrito várias novas linhas no novo SAAP.

Por enquanto estamos em fase de levantamento dos dados e análise dos 
problemas. Estou criando um relatório que vai conter sugestões de 
melhorias após este levantamento. Já conversei um pouco com o Helder e o 
Sérgio, vou esperar algumas sugestões deles também.

Quanto às sugestões do Daniel, foram muito pertinentes e com certeza 
analisaremos e colocaremos no relatório como melhoria o que for surgindo 
na lista e claro, citando a pessoa que o sugeriu.

Até dia 15/02 esta será minha tarefa, depois arregaçamos as mangas e 
colocamos a mão na massa. :)

Grande abraço a todos,
Rafa

> Seguem algumas sugestões (s.m.j) para o novo SAAP:
>  
> 1) - O novo SAAP poderia ter um importador de dados de outros 
> aplicativos. Assim, bastaria que o aplicativo antigo do vereador 
> exportasse os dados em algum arquivo e trabalhássemos o mesmo para 
> disponibilizar os dados em arquivos CSV, TXT, etc - utilizando o layout 
> especificado pelo SAAP;
>  
>  
> 2) - O novo SAAP poderia ter um recurso de 
> Centralização/Descentralização de Áreas de Trabalho para os casos de 
> Reeleição Ou Não de Parlamentares.
> Explicando:
> 2.1 - O Administrador de Sistemas da Casa Legislativa instala o SAAP num 
> dos servidores da rede;
> 2.2 - Cadastra as Áreas de Trabalho dos vereadores A. B, C, D, E, F, G, 
> H, etc.
> 2.3 - Os vereadores e seus assessores alimentam as respectivas Áreas de 
> Trabalho durante os 4 anos do mandato;
> 2.4 - Após as eleições, os vereadores F, G e H não conseguem ser reeleitos;
> 2.5 - O "caridoso" Administrador de Sistemas da Casa Legislativa, 
> solicita aos vereadores não reeleitos para que tragam seus micros para a 
> instalação do Ubuntu e do SAAP nestas máquinas;
> 2.6 - O "caridoso" Administrador de Sistemas da Casa Legislativa, 
> através de um (ou mais) comando(s) no SAAP central extrai somente a Área 
> de Trabalho do vereador F e insere a mesma no SAAP do computador da casa 
> do respectivo vereador. Idem para os vereadores G e H;
> 2.7 - Durante os próximos 4 anos, os agora ex-vereadores F, G e H 
> trabalham, alimentam com dados e utilizam os seus respectivos SAAP nas 
> suas residências, escritórios, etc;
> 2.8 - Após os 4 anos, os ex-vereadores F, G e H são eleitos e retornam à 
> Casa Legislativa;
> 2.9 - O "incansável" Administrador de Sistemas da Casa Legislativa 
> extrai a Área de Trabalho do computador do vereador F e insere a Área de 
> Trabalho no SAAP do servidor da Casa Legislativa - anexando-a ao 
> conjunto das demais Áreas de Trabalho;
> 2.10 - Os vereadores que retornam à Casa Legislativa continuam a 
> utilizar e atualizar suas respectivas Áreas de Trabalho que os 
> acompanham dentro ou fora do Poder Legislativo;
> 2.11 - Uma observação importante é que as novas versões do SAAP possam 
> importar Áreas de Trabalho de SAAPs mais antigos, pois os vereadores que 
> estiverem utilizando o SAAP (fora do mandato) provavelmente não vão 
> atualizá-lo para as novas versões, etc durante este período.
>  
>  
> 3) - Criar no novo SAAP um sistema de envio de e-mails. O SAAP atual já 
> cria cartas, etc fazendo a mala direta convencional em papel mesclando 
> os dados com o banco de dados, etc. Acho muito útil, criar um sistema em 
> que o SAAP do Parlamentar envie ofícios, informativos e demais 
> correspondências criando e-mails e os enviando automaticamente com base 
> em uma consulta do banco de dados. Este sistema poderia ser parecido com 
> o envio de informativos do Portal Modelo, etc. Este sistema teria um 
> local onde seria cadastrado o endereço do servidor SMTP e demais dados 
> da conta de e-mail do Parlamentar, etc. Poderia ter também um mecanismo 
> que permitisse enviar os e-mails independente das restrições da política 
> de e-mails da Casa Legislativa - Explicando melhor: Na CM de Matão (SP) 
> o provedor não aceita o envio de e-mail que possuam mais de 17 
> destinatários (somando os campos Para, CC e CCo). Desta forma, quando um 
> parlamentar precisa enviar e-mail para muitas pessoas, ele faz várias 
> mensagens contendo 17 destinatários em cada mensagem. 
>  
>  
> Enfim, são estas as idéias que me ocorreram até o momento para o novo SAAP.
>  
> Espero ter ajudado em alguma coisa.
>  
>  
> Abraços,
>  
> DANIEL TOLEDO (Vin Diesel)
> Assessoria de Informática
> Câmara Municipal de Matão (SP)
>  
> 



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