[gitec] Configuração de Roteador

Bluesman jbluesman em gmail.com
Quarta Dezembro 12 10:00:46 BRST 2007

PessoAll,

Antigamente utiliz=E1vamos internet via r=E1dio, que nos possibilitava ter o
servidor linux com um ip fixo v=E1lido na net....
Nosso servidor possu=EDa um ip 200.x.x.x, ent=E3o ficava "exposto" =E0 net.=

Agora a CM de Arambar=E9 utiliza ADSL, com ip fixo, atrav=E9s de um roteado=
r.
Preciso de sugest=F5es de como melhor configurar o servidor e o roteador,
conforme segue:

- Temos a rede interna -> servidor -> roteador -> net;
- A rede interna possui ip's 192.x.x.x;
- O servidor tem uma placa pra rede 192.x... e outra para conectar ao
roteador, com ip 10.x.x.x;
- O roteador conecta ao servidor pelo ip 10.x.x.x e na net como 189.x.x.x.
- No servidor ficam o firewall iptables, o SAPL, o Portal...... etc..

Um dos problemas que identifiquei foi o caso do ip 10.x.x.x do roteador, no
c=F3digo do firewall bloqueia-se a entrada de pacotes vindos desses ip's n=
=E3o
v=E1lidos. Tive que retirar essa linha para funcionar, por=E9m isso abre uma
brecha... deve existir solu=E7=E3o mais inteligente.... heheh (sei q posso
colocar o ip do roteador como exce=E7=E3o... mas deve existir outra
possibilidade..)

Outro problema =E9 com rela=E7=E3o ao virtual host no Apache, ele deve ficar
www.site.com.br:80, 189.x.x.x:80 ou 10.1.x.x:80.
Sei que eh melhor o uso do IP, mas agora jah naum sei qual usar hehehe....
visto que no roteador tenho que fazer port forward...

Agrade=E7o o empenho, acho que ficou meio confuso... heheh